O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 4 de novembro de 2010

CAPA: Edição1.981 - Içara, 4 de outubro de 2010

Em eleição calma Dilma vence em Içara
(Maso Nyetto/Jornal Içarense)


Bairro Jaqueline recebe mais uma ponte
(Divulgação)


Torres entra com ação contra Uaci e é afastado
(João Miguel Nietto/Jornal Içarense)

EDITORIAL - Dilma a primeira presidente do país

O tempo em que política era coisa de homem ficou no passado com a eleição de Dilma Rousseff (PT) a primeira mulher presiden-te do Brasil.
Presidente Lula como ca-bo eleitoral teve grande in-fluência e elegeu a sucesso-ra, feito que o ex-presi-dente Fernando Henrique Cardoso, depois de 8 anos no poder, não conseguiu.
Já, José Serra perdeu por-que esqueceu das propos-tas e se preocupou em ata-car a imagem da petista.
Agora é esperar pra ver qual vai ser o governo de Dilma. São quatro anos para mãe do PAC dizer pa-ra que veio e que os men-salões do passado fique bem longe do Planalto.

CHARGE

COLUNISTA - Elza de Mello


Nuances de Vida em Crônicas (66)

E o mês de novembro entrou nos presenteando com um dia ensolarado como é típico de um tempo de transição entre as estações da primavera e do verão. E novembro se fez ainda mais especial por trazer a notícia de um novo dirigente do país eleito pelo povo, a Presidenta Dilma Rousseff. É também nos presenteia com datas cívicas de nossa história nacional: A Proclamação da República e criação da Bandeira Nacional.
· A República que consolidou a escolha do governante en-tre uma pessoa fora da Dinastia de Bragança, os herdeiros da Coroa Portuguesa.
· A Bandeira, que representa a pátria brasileira quando a vimos hasteada quer sozinha ou entre outras Bandeiras.
Mas, entre as datas cívicas, novembro traz o feriado da tra-dição cristã, o Dia de Finados, em que rememoramos os mortos e celebramos a vida. É comum observar o encontro de familiares que visitam a sepultura de um ente querido e nessa visita ao finado ocorrer um verdadeiro encontro de fa-mília. Há tantos assuntos e tantas saudades que os diálogos são entre cortados de informações sobre a vida, e em a-bundância. É um momento singular. Repensamos com mais precisão a vida ao andarmos entre as alas de capelas e túmulos. É comum observarmos pessoas que ontem estavam entre nós, ativos na labuta e ao depararmos com a sua campa, nos emocionarmos. O susto passa ao conversarmos com os famili-ares e perceber o milagre da vida com os filhos; netos; bisnetos e assim, sucessivamente. Vai um e ficam outros, e outros, e outros... é a vida se repetindo.
Mas voltando a saudação de entrada do mês de novembro, a novidade ficou por conta da vitória do novo Presidente do Brasil, aliás, da presidente. Confesso, que, quase, desacreditei da vitória de uma mulher no governo federal brasileiro. Afinal não temos nem seis décadas completas de permissão do voto feminino. No Brasil machista e com uma marca profunda de uma cultura de família patriarcal, a mulher sempre foi lide-rada pelo marido, e os votos da família somavam-se à vontade do pai. Mulher não pensava em quem votar, mas votava sempre em quem o marido indicava. O voto feminino, além de escasso devido ao grande número de mulheres analfabetas, ainda era sem ideologia partidária, sem um conhecimento prévio da situação política. Não havia expressividade da mu-lher nos destinos do Governos Municipal, Estadual ou Federal. E, de repente lá estava ma mulher que até então não havia ti-do uma participação eletiva, mas que havia tido uma partici-pação ativa contra a ditadura militar. Havia dado os melhores dias da juventude pela consolidação de um sonho de democra-cia e, contra a repressão e a violência dos AIs. Depois a prisão, o silêncio, a vida familiar, a carreira profissional e, por fim... a participação no Governo Lula. De lá para a campanha de rua, os palanques, o corpo-a-corpo, as intrigas, as acusações, o desgaste de uma longa e árdua caminhada. O povo decidiu nas urnas a vontade do governo populista, da continuação do governo Lula. Se não é a melhor forma de governo para uma nação politizada, é a melhor forma para quem busca so-breviver com o salário mínimo brasileiro. Viver é preciso!

POLÍTICA - Dilma é eleita a primeira mulher presidente do Brasil

A presidente eleita, Dilma Rousseff (PT), é a 40ª a ocupar o cargo; a petista já encaminhou ao presidente Lula a relação de cerca de 30 pessoas que deverão integrar a equipe de transição.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

A petista Dilma Vana Ro-0]usseff, 62 anos, ex-ministra de Minas e Energia e da Casa Civil, elegeu-se presidente da República, em segundo turno, dia 31, com 55.725.529 votos (56,05%). O adversário tucano, José Serra, recebeu 43.711.388 votos (43,95%).
Dilma tem como vice o peemedebista Michel Temer, presidente nacional do partido, eleito pela Coligação Para o Brasil Seguir Mudando, que além do PT e PMDB reúne as siglas PDT, PC do B, PSB, PR, PRB, PTN, PSC e PTC.
A eleição de Dilma é histórica por dois motivos. Primeiro, por ter sido a primeira mulher a alcançar o cargo no país; segundo, por ser consagrada presidente em tempo recorde.
Com base em um boletim de apuração apresentado às 20h04min de domingo, com 92,23% das urnas apuradas, o presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewando-wski, anunciou a vitória matematicamente constatada de Dilma, com 55,39% dos votos válidos contra 44,61% até então obtidos por José Serra (PSDB). A apuração total dos votos só foi finalizada com o recebimento dos dados de uma urna do estado do Acre, às 15h24min de segunda-feira, dia 1º.
Em Santa Catarina aconteceu quase que o contrário do resultado do país. Serra ficou à frente com 2.030.135 votos (56,61%), enquanto Dilma obteve 1.556.226 (43,39%) da preferência dos catarinenses.
O município de Içara a-companhou o resultado nacional, sendo até um pouco mais favorável à petista. Dilma contabilizou 19.526 (57,33%) dos votos válidos; e Serra 14.531 (42,67%). Içara teve 15,06% de abstenção de eleitores.
Na Região Carbonífera, Dilma ficou à frente apenas em Içara e Forquilhinha.
No primeiro turno, a petista também ficou à frente no município, com 17.204 (49,87%) dos votos válidos; contra 10.932 (31,69%) de Serra. Os demais candidatos somaram 6.362 votos.
Em Içara, 1.162 pessoas que votaram no primeiro turno, deixaram de votar no segundo. O feriadão do Dia de Finados pode ter levado os eleitores içarenses a se ausentarem da cidade.

COLUNISTA - Maso Nyetto,


“Tem todo o meu apoio, estou trabalhando para que ele seja o presidente da Câmara.” Presidente da Câmara Municipal de Içara, Acirton Costa (PMDB), se referindo ao vereador Darlan Bitencourt Carpes (PP), candidato à presidência da Mesa Diretora do Legislativo içarense.

O empresário Nereu Casagrande
que tem 71 a-nos e não tem mais obrigato-riedade de votar fez questão de comparecer as urnas no dia 31 de outubro e dar e voto em Dilma Rousseff (PT).
Casagrande é cunhado do ex-prefeito Heitor Valvassori e foi vereador pelo PFL, atual Democratas, no ano de 1988.
Ele foi entrevistado pelo repórter Rogério Dimas, da Rádio Difusora AM910. Ao lado, o ex-presidente do PT de Içara, Quintino Pizzetti.

Gentil da Luz (1)
disse que tem uma rela-ção muito boa com o secre-tário exonerado Adair Benjamin de Souza, o Chi-na, que comandava a Pas-ta de Assistência Social, Habitação, Trabalho e Renda. Segundo o prefei-to, a exoneração não foi por motivos pessoais, mas para reduzir custos.
“Ele pode voltar futura-mente para trabalhar no projeto Mesa do Prefeito”, ressaltou Da Luz, depois da exoneração. Sobre a re-ação do ex-secretário, o prefeito disse nada saber, pois não havia conversado com ele a respeito. “As medidas para a redução de gastos atingiram 94 pessoas, não havia como conversar com cada uma, individualmente”, justifi-cou o peemedebista.

O ex-secretário (2)
de Assistência Social e do Trabalho e Renda, A-dair Benjamin de Souza, o China, havia informado na semana passada que o prefeito não falou com ele e que estava chateado pela forma em que foi demiti-do. Ficou de vir no JI para dar mais esclarecimentos, mas estava buscando do-cumentação para respal-dar as declarações.
Parece que essa briga vai render muitas linhas.

Rápidas
* Paulo Silveira, atual presidente da Associação de Moradores do Bairro Presidente Vargas, deve ser candidato à reeleição. Ele é assistente parlamentar do vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca (PP).
* Pais de alunos do Salete Scotti dos Santos, preocu-pados com a violência depois das aulas, se reuniram ontem com a direção da escola. Até BO foi registrado por um dos pais.
* O deputado estadual Ronaldo Benedet recebeu ontem, em Florianópolis, alunos do Colégio Aplicação da Unesc de Criciúma, que participam da 11ª Edição do Programa Parlamento Jovem.
* Os candidatos que disputaram as eleições de 2010 tem até 5 de novembro para prestar contas. Os eleito-res podem acompanhar as contas dos candidatos a-cessando o site do TSE.

Frase
“A mulher mais feliz do mundo é a namorada do Saci, pois ela sabe que se levar um pé na bunda, quem cai é ele”. (Anônimo).

GERAL - Impasse na UACI vai parar na Justiça

Secretário da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI) move indenização de mais de R$ 18 mil por despesas com veículo da entidade e diretoria o afasta durante processo.


(Alex Cichella/Jornal Içarense)

O que seria um artifício be-néfico aos serviços da União das Associações Comunitárias de Içara (UACI) se tornou motivo de discussão judicial: um Corsa GLS, doado pela Secretaria de Segurança Pública em 2005. O se-cretário da entidade, Ru-bens Torres, entrou com pedido de indenização no valor de R$ 18. 194, 32, correspondentes aos investimentos realizados no veículo.
A presidente Simoni Sera-fim disse que teve conhecimento da ação na tarde de sexta-feira. No dia seguinte, em reunião a diretoria decidiu por unanimidade pelo afastamento do secretário durante o processo.
O argumento de Torres está embasado em um documento assinado em 2005, gestão presidida pelo atual prefeito Gentil da Luz, que garante a posse do carro ao secretário como pagamento pelas despesas com combustível ou manutenção.
Simoni considera que o documento não é válido, já que o presidente de uma entidade não pode decidir o destino de um bem público. “A legalidade do acordo será definida pelo Judiciário”, finaliza. O prefeito não foi localizado para falar sobre o documento.
O vice-presidente da UA-CI, Pedro Picin Neto, comenta que a entidade não dispõe de um fundo financeiro e que os integrantes são todos voluntários. Ele acrescenta que há pouco tempo foi preciso que a diretoria dividisse os custos de uma despesa de R$ 1 mil.
Torres disse estar constrangido com os últimos a-contecimentos e preferiu não se manifestar sobre a ação.
Tarcício Dagostim assumi interinamente a função de secretário da entidade. O a-tendimento será realizado pela presidente nas quartas e sextas-feiras, das 8h30min às 12h, na sede da UACI.

POLÍCIA - Operação Finados registra recorde de mortes em Santa Catarina

A Polícia Militar Rodoviária registrou 10 acidentes com seis feridos no feriadão; no último ano o número de ocorrências foi de 14, com oito vítimas e Estado registra violências nas estradas.

(Aqruivo/Jornal Içarense)
A Polícia Militar Rodoviária (PMRv) de Içara registrou 10 acidentes durante a Operação Finados iniciada na sexta-feira, 29, com término na manhã de ontem. Os acidentes envolveram 17 veículos, deixando seis pessoas feridas.
Conforme o sargento A-dilson de Oliveira, nenhuma ocorrência apresentou gravidade. No mesmo período do ano passado, a PMRv registrou 14 acidentes, que deixaram oito pessoas feridas.
Nas estradas de Santa Catarina, um novo recorde de mortes no trânsito foi marcado nesta operação. Pelo menos 20 pessoas morreram em acidentes, o que caracterizou o feriadão como o mais violento deste ano. Em comparação ao Carnaval, foram três mortes a mais. Das vítimas, sete eram motociclistas, três eram caminhoneiros, cinco fo-ram atropeladas e o restante estavam em carros.
A maioria dos óbitos ocorreram em rodovias federais. Já nas estaduais, outras cinco vítimas foram registradas. As vias urbanas foram palco de outras seis mortes.
Na tarde do último domingo, 31, uma criança de nove anos foi atingida por um re-trovisor de um veículo, quando trafegava pela SC-444, no trecho de Pedreiras, no distrito Balneário Rincão.
No mesmo dia, uma moto colidiu contra um veículo Gol, na rua Sete de Setembro, no Centro. O motoqueiro V.V., 40, foi levado ao Hospital São José em razão de uma fratura na perna e não ter especialista no Hospital São Donato..

VARIEDADES - Festa de confraternização do Sindserpi une a classe

Para estreitar relações entre os servidores públicos de Içara, o Sindserpi realizou uma festa, que também teve o intuito de comemorar o Dia do Servidor Público, ocorrido em 28 de outubro.

(Ulisses Job/Sindiserp)

A tradicional festa de confraternização realiza-da pelo Sindicato dos Ser-vidores Públicos Munici-pais de Içara (Sindserpi), aconteceu neste sábado, dia 30, no Clube Ipiranga, no Centro da cidade.
O evento, que é realizado anualmente, em comemo-ração ao Dia do Servidor, que transcorre em 28 de outubro, confirmou as ex-pectativas da diretoria, reunindo cerca de 500 tra-balhadores dos órgãos da Administração Municipal.
“Repetimos e ampliamos o sucesso dos anos anterio-res; a confraternização já é esperada pela maioria dos servidores e a festa atingiu, novamente, seus objetivos de estreitar relações e con-fraternização entre os as-sociados”, avalia a presi-dente do sindicato, Vera Regina Vieira.

ESPORTE - Criciúma tem que vencer partida fora para ir a final

O Criciúma jogou bem no primeiro jogo das semifinais da Série C e cedeu o empate em 1 a 1, dentro do Heriberto Hülse, e agora tem que vencer a partida de volta, em Ituiutaba (MG).

(Divulgação)

O Criciúma empatou com o Ituiutaba-MG em 1 a 1, no sábado, no estádio Heriberto Hülse, na luta por uma vaga na decisão do Campeonato Brasileiro da Série C. Agora, o Tigre tem que vencer na partida de volta ou ainda obter um empate com dois ou mais gols, caso queira disputar o título.
O jogo começou fraco tecnicamente, com as equipes exercendo fortemente a marcação. Criticado ao tirar do time Diogo Oliveira, o treinador resolveu fazer gestos obscenos e provocar o torcedor depois que o Tigre fez 1 a 0, com Lincom, que tinha entrado junto com Téti. Ele fez questão de passar boa parte do restante do jogo fazendo gestos em direção as arquibancadas. Aos 42 minutos, o lateral To-tonho cobrou falta com perfeição e deixou tudo igual: 1 a 1 No final do jogo, com o empate do time mineiro, Argel deixou rapidamente o campo.
No próximo domingo, dia 7, às 10 h, os do-is times voltam a se enfrentar, no Parque do Sabiá, em Uberlândia (MG). Quem vencer a-vança à decisão. E o Ti-gre garante vaga também com um empate com dois ou mais gols. Empate em 0 a 0 dá vaga ao time mineiro, e novo empate em 1 a 1, a decisão vai para cobrança de pênaltis.
Com a afirmação de Argel Fucks que fica no Criciúma até a final da Série C a diretoria tricolor está encaminhando a contratação de um técnico para 2011. A garantia é do presidente Antenor Angeloni, que está de olho em três nomes, cujo salário seja de R$ 30 mil.
Na próxima semana, An-geloni deverá se reunir com um dos nomes pretendidos, que está em atividade, em um clube da Série B. assegurou, sem porém confirmar quaisquer nomes.
Entre os profissionais com o perfil traçado por Angeloni, e que trabalham na Série B, estão Toninho Cecílio, atualmente no São Caetano; Márcio Araújo, do Bahia; Edinho Nazare-th, do Guaratinguetá; e Sérgio Guedes, da Portuguesa. Agora, é esperar e ver quem vai ser o escolhido.

COTRA CAPA - Melhores momentos da Festa do Sindserpi