O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 2 de agosto de 2011

POLÍTICA - Carpes cumpre afastamento judicial e Polakinho assume

Vereador Darlan Carpes (PP) afastou-se da presidência da Câmara Municipal devido a determinação judicial e o vice-presidente André Mazzuchello Jucoski (PSDB), Polakinho assumiu cargo.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O presidente da Câmara Municipal de Içara, vereador Darlan Carpes (PP), cumpriu a determinação do juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, na sessão desta segunda-feira, dia 1°, afastando-se temporariamente do cargo no Legislativo içarense.
Carpes é acusado dos crimes de alteração de documento público (prevalecendo-se do cargo), constrangimento ilegal e advocacia administrativa, devido à fraude da marcação de cédulas da votação do veto do prefeito Gentil da Luz ao projeto de lei que prevê a extinção da APA de Santa Cruz e reduz atribuições da Fundai.
O vereador André Mazzu-chello Jucoski, o Polakinho (PSDB), eleito vice-presidente da Câmara, foi convocado por Carpes para assumir a cadeira de presidente.
“Hoje, por volta das 16h, estive no Fórum e assinei o mandado de intimação, no qual o juiz declara o afastamento da minha função de presidente desta Casa, temporariamente. Gostaria de convocar o vice-presidente, André Mazzuchello Jucoski, para que tome assento na cadeira de presidente, a fim de tocar os trabalhos desta Casa, que precisa ter a sua agilidade e trânsito normal”, disse o presidente afastado.
Após entregar o cargo, Car-pes voltou ao lugar que ocupava antes de ser eleito ao cargo mais importante da Câ-mara. Porém, depois de Pola-kinho ter lido o ofício enviado pelo juiz Sérgio Renato Domingos, Carpes foi à tribuna e pediu licença também da função de vereador. “Na condição de vereador, faço requerimento verbal, aos nobres colegas, para que não se diga que estou atrapalhando alguma investigação ou me intrometendo nos seus pareceres. Gostaria que o presidente colocasse em votação uma licença para que eu possa ficar fora da sessão hoje e também na próxima sessão, quinta-feira. Estamos entrando com mandado de segurança durante esta semana, e eu gostaria de não causar nenhum constrangimento para os vereadores”, justificou Carpes. O pedido do presidente afastado foi aprovado por unanimidade pelos demais vereadores. Carpes ficou observando o trabalho do Legislativo de fora, durante toda a sessão.
No cargo de presidente por tempo indeterminado, Pola-kinho usou o Horário Político para falar sobre a posse. “Assumo o Legislativo com muita responsabilidade. Não sei por quanto tempo vou ficar. Mas, vou tentar trabalhar com bastante transparência e fazer uma agenda positiva para resolver os problemas pendentes do município”, declarou.
Mesmo reconhecendo que o cargo de presidente é almejado por todo vereador, Po-lakinho disse que não gostaria de estar assumindo nestas condições, ou seja, pelo afastamento de um colega.
O presidente interino, ainda na primeira sessão, teve ações de comando. “Hoje vou conversar com os funcionários da Câmara para tranquilizá-los e peço que na quinta-feira os vereadores cheguem mais cedo, às 16h, para que possamos conversar sobre alguns assuntos que vamos tratar no decorrer deste mês”, orientou o presidente da mesa diretora.
O presidente da Coopera-liança, Pedro Deonízio Ga-briel (PP), ao qual também foi determinado afastamento temporário da presidência pelo juiz da 2ª Vara da Co-marca, continua no cargo, segundo o vice-presidente da cooperativa, Jorge Rodrigues (PMDB). Rodrigues afirmou que o presidente ainda não recebeu o comunicado da Justiça para o afastamento e que isto deve acontecer nos próximos dias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário