O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 23 de agosto de 2011

POLÍTICA - Segurança em Vila Nova é tema de discussão

Polakinho sugeriu que as Polícias Militar e Civil de Içara solicitem à Prefeitura Municipal um mapeamento dos pontos onde há escolas e comércio, para intensificar segurança na cidade.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O presidente em exercício da Câmara Municipal de Içara, vereador André Maz-zuchello Jucoski, o Polaki-nho (PSDB), representante do bairro Vila Nova, solicitou uma reunião com a Polícia Militar (PM), Polícia Civil (PC), Poder Executivo, e comerciantes do bairro para achar uma solução a fim de combater o alto índice de assaltos e furtos na região.
O encontro aconteceu na tarde desta segunda-feira, 22, e não resultou em ações concretas, pois a falta de policiais para trabalhar impede a ampliação das rondas. Entretanto, estão sendo estudadas medidas para melhorar a segurança não só no bairro, mas em todo o município.
Por sugestão do presidente da Câmara, as Polícias Militar e Civil devem solicitar ao Executivo, através de ofício, um mapeamento dos pontos da cidade onde existem escolas, comércios e outros tipos de estabelecimento que possam ser alvos de assaltantes. Outra medida, que já está em andamento pela PM, é um relatório que será entregue ao Executivo e ao Legislativo informando o que a polícia precisa, entre armamento e efetivo, para melhorar o trabalho. As autoridades políticas poderão pleitear os recursos nas esferas estadual e federal.
A Civil deve começar um relatório também dentro de alguns dias.
De acordo com o tenente-coronel da PM, Cosme Mani-que Barreto, Içara possui baixo índice de crimes como ho-micídio, considerados mais graves; e alto índice de perturbações, danos ao patrimô-nio e lesões corporais.
Os representantes das polícias ressaltaram, mais uma vez, o problema da falta de efetivo.
O prefeito Gentil da Luz comentou que Içara não está recebendo a atenção que merece, por parte dos governos estadual e Federal. “Não temos atenção do tamanho que nós somos. A cidade é cortada pela BR-101, temos o litoral, são muitos problemas”, enfatizou o prefeito.
Para o delegado Regional, Jorge Koch, é preciso levar as necessidades da polícia local ao conhecimento do vice-governador Eduardo Morei-ra. “É a única solução”, pontuou Koch, ao dizer que tanto a PM quanto a PC não têm de onde tirar policiais, no momento, para trabalhar.
Polakinho disse que “não adianta pedir, tem que exigir” das autoridades uma providência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário