O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Geral: Temporada de Verão promete oportunidades de empregos

Com a chegada do calor e a proximidade das férias escolares e do Natal, os empregos temporários já começam a aparecer em Içara. Lojas, bares, restaurantes, mercados e hotéis se preparam para aumentar o quadro de funcionários em uma quantidade significante.
Segundo Jader Ednei de Souza, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Içara (CDL), há duas questões que aumentam as contratações nesta época do ano. "Tem o Natal, que é o período de maior venda no comércio, e a temporada de verão, que aumenta o consumo e, consequentemente os empregos na Praia do Rincão", afirma. De acordo com Jader, o movimento nas lojas de Içara aumenta em média 65% na época de Natal. "Em comparação ao resto do ano, é um aumento incomparável", diz.
No Balneário Rincão, a população cresce e, em conseqüência, o volume no comércio também. Conforme o funcionário do setor de arrecadações e obras do balneário, Wijalan Pereira, a população normal do Rincão, em torno de 15 mil pessoas, se multiplica por dez durante a estação mais quente do ano. "Na temporada, quase 150 mil veranistas moram por aqui", conta ele.
Com todo esse movimento, o comércio aumenta. De acordo com o fiscal de tributos Márcio Folis, no verão passado, cerca de 180 mil alvarás de funcionamento foram liberados pela prefeitura. "O que mais tem é lanchonete, sorveteria e confecções", explica..
Como Içara não possui uma Secretaria de Turismo, Cláudio Blissari, secretário de esportes do município, responde pelo setor. Ele destaca o comércio ambulante, que também é uma grande fonte de renda nessa época do ano. "Nós recebemos gente de vários lugares: são vendedores de sorvete, bebidas e comidas que aproveitam o movimento não só na praia, mas no centro de Içara para tirar um lucro extra", relata.
Contudo, o secretário afirma que todo vendedor, não importa do que seja, deve ser regularizado. "Eles tem que ter alvará também, mesmo sendo ambulantes. E depois nós temos a fiscalização e quem não está regular, leva multa", alerta.
O proprietário da loja Mar Aberto, Altair Borges, no centro de Içara, é um dos que sempre contrata funcionários temporários na época de Natal. Segundo ele, a chance de a pessoa continuar no emprego é grande. "Se ela tiver um bom desempenho, sempre acaba conseguindo um emprego fixo", afirma.
Quem está com o currículo em dia pode começar a entregá-lo pelo comércio da cidade. As contratações estão previstas para novembro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário