O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Geral:Estudante de Içara é semifinalista nas Olimpíadas de Português

"No começo, eu falei para a professora que eu não iria conseguir", conta Rafael Borges Budni, de apenas 9 anos. Ainda sem acreditar no que produziu, o estudante da 4ª Série da Escola Municipal Quintino Rizzieri, de Içara, teve a poesia classificada e está na semi-final das Olimpíadas de Língua Portuguesa.
"Coisas especiais da minha cidade" é o texto do garoto que irá representar o município em Curitiba (PR), onde serão selecionadas as melhores produções do Sul do país. "Eu estou muito feliz e orgulhoso. Meus amigos da escola até batem palmas para mim", conta Rafael, ainda tímido com a conquista.
De acordo com Edna da Silva de Freitas, representante da Olimpíada na região da Amrec, o prodígio escritor e a professora, Neli de Souza, participarão agora das atividades de formação em Curi-tiba. "Ele terá oficinas de leitura e escrita e a professora, formação presencial", conta.
Além disso, ambos participarão de atividades culturais na capital do Paraná, onde também ocorrerá a cerimônia de premiação. "Isso mostra que Içara tem potencial", afirma Edna, lembrando ainda da menina Joice da Silva, também de Içara, que em 2006 ganhou o concurso com uma redação de opinião.
Caso o texto do pequeno i-çarense seja selecionado, ele e a professora irão ao encontro nacional de finalistas, em Brasília (DF), onde também haverá atividades culturais e cerimônia de premiação. Lá, serão escolhidos 15 estudantes e professores do país.
Lenir Pacheo, diretora da escola em que Rafael estuda vibra com a notícia da seleção. "Escolher os textos para a seleção estadual já foi difícil, temos muitos alunos bons. No fim, a escolha do poema do Rafael deu certo e olha só onde estamos", comemora.
A diretora antecipa que todos os alunos participarão de uma cerimônia em homenagem ao pequeno escritor nesta quinta-feira, no auditório da escola. "Vamos chamar todos os alunos de 1a a 4a série para que prestigiem o colega e a professora. Assim pretendemos incentivar cada vez mais os nossos estudantes a escreverem", conta.
Quem também está cheia de motivos para sentir orgulho é a mãe do garoto, Sirlene Borges Budni. "Na primeira vez que li a poesia, já achei que ele tinha chance, mas a gente nunca tem certeza e a surpresa foi ótima. Ele sempre foi bom aluno", afirma, entre sorrisos.
Rafael e a professora viajam para Curitiba no dia 21 deste mês. Enquanto isso, o estudante se prepara para a nova etapa. "Eu estou estudando outros poetas e quero decorar a minha poesia para ir muito bem na viagem", explica o menino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário