O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 28 de novembro de 2008

Edição 1.516: Política: Luiz Henrique busca ajuda para situação de emergência no estado

A situação das constantes chuvas deixa Santa Catarina em situação de emergência, obrigando autoridades a buscar recursos e auxílio.
O governador do Estado, Luiz Henrique da Silveira (PMDB), esteve reunido na manhã de domingo, dia 23, no Departamento Estadual de Defesa Civil, com as equipes de coordenação. O objetivo foi a atuação aos desastres provocados pela chuva forte que assola Santa Catarina. Também, domingo, o governador conversou por telefone com o presidente Lula daSilva, para reforçar o pedido de auxílio à região de Blumenau, principalmente com helicópteros nas áreas isoladas da cidade.
Durante a reunião no Departamento Estadual de Defesa Civil, Luiz Henrique pediu apoio dos governadores do Rio Grande do Sul, Ieda Crusius, e do Paraná, Roberto Requião, junto à Defesa Civil catarinense. O Rio Grandedo Sul já colocou a disposição de Santa Catarina um depósito com colchões, cobertores e travesseiros, que já foram transportados.
Bombeiros, Marinha, Aeronáutica, Exército, Polícias, entre outras instituições de emergência de Santa Catarina e de apoio, como é o caso das Secretarias de Estado, estão mobilizadas, atuando sob acoordenação da Defesa Civil.
No estado já são 14.411 desabrigados e 27.623 desalojados, totalizando 42.034 pessoas atingidas, sendo que muitas pessoas ainda estão sendo removidas, principalmente na região do Vale do Itajaí. A recomendação do governador é que a população que não foi afetada, evite sair das residências, pois há muitos pontos de rodovias estaduais e federais afetados. "Faço um apelo para que aspessoas não se desloquem e, se estiverem em trânsito, que observem as várias situações do trajeto". O governador anunciou que assim que as águas baixarem ele viaja a Bra-sília para expor o levantamento de danos e prejuízos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário