O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Geral: Pescadores que desrespeitarem o defeso responderão pelo crime

Está chegando o Verão, e com ele a época de reprodução dos peixes Anchova e Bagre. Para que possam perpetuar a espécie, durante alguns meses da estação mais quente do ano, a pesca dos dois tipos de peixe é proibida. O período é dominado defeso e os pescadores recebem um salário mínimo (R$415) por mês para que não saiam prejudicados.
Contudo, todos os anos surgem denúncias de que há gente desrespeitando a época de reprodução.
Segundo informações da Polícia Ambiental, o pescador que for encontrado pescando ou transportando Bagre ou Anchova no período, irá responder um processo administrativo, tendo que pagar multa e ficando com o nome sujo.
Segundo o presidente da Colônia de Pesca Z-33, João PícolLo, hoje os pescadores estão muito mais conscientes e costumam não mais pescar nestas datas. "Agora eles já entendem que se pescar hoje, não vai ter amanhã ou depois", conta.
O cadastro dos trabalhadores que dependem da pesca para a sobrevivência está sendo realizado na Colônia de Pescadores Z-33, do Balneário Rincão. Cerca de 100 famílias já se cadastraram, sendo que 400 tem o direito. O registro vai até 10 de dezembro. Depois disso, o Ministério do Trabalho vem buscar a documentação para análise. Além de apresentar uma séria de documentos, é preciso estar em dia com a colônia e com o INSS de 2008.
Quanto a fraudes no sistema, Picollo afirma que elas são praticamente impossíveis, pois as informações dadas são cruzadas e, sem alguém tiver qualquer indício de não viver da pesca, não recebe o benefício.

Nenhum comentário:

Postar um comentário