O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 11 de novembro de 2008

Polícia: Incêndio em estufa gera prejuízo de R$ 30 mil

A colheita deste ano já não seria das melhores para os produtores de fumo de Içara. A chuva, que não está dando trégua, fez com que uma grande parte do produto se danificasse. Contudo, na propriedade dos irmãos Tibincoski, no bairro Espigão 2, o problema foi bem maior.
Na madrugada de ontem, uma queda de energia fez com que a casa de máquina da estufa de fumo superaquecesse, provocando um incêndio que acabou com 100 arrobas de fumo, causando um prejuízo de cerca de R$ 30 mil. "Quando cai a energia, as chaves desarmam para não condenar o motor e foi aí que houve o superaquecimento. Subiu muito calor e isso provocou o incêndio", conta um dos proprietários, Osvaldo Tibincoski.
O início das chamas
O primeiro a ver o fogo foi o produtor Roberto Tibincoski, que estava no local, por volta das 4h, colocando lenha na fornalha da estufa. Quando percebeu o que estava acontecendo, chamou o resto da família, que entrou em contato com o Corpo de Bombeiros. "Nós ligamos duas vezes para o 193 (Central de Bombeiros de Criciúma que repassa a ligação para as demais cidades), mas ninguém atendeu. Só na terceira, quando ligamos direto para Içara, conseguimos contato e eles chegaram em cerca de 20 minutos", conta Osvaldo. Apesar disso, ele não culpa ninguém. "A estrada para vir para cá já está ruim e o caminhão é pesado", diz.
Segundo informações do Corpo de Bombeiros de Içara, aproximadamente quatro mil litros de água foram utilizados para conter as chamas. "Desde o momento que nos ligaram até terminarmos o trabalho, foi cerca de duas horas", contam.
Hora de recuperar o prejuízo do incêndio
Por pior que tenha sido a madrugada de ontem, quando amanheceu, os produtores já estavam no local, iniciando a reconstrução da estufa. "O negócio é tocar a bola para frente. Acontece coisa pior com tanta gente. Aqui ainda ninguém saiu ferido. É claro que foi um grande prejuízo, mas nós ainda temos como recuperar", afirma Tibincoski.
Ele acredita que, com muito trabalho, em uma semana a estufa possa voltar a funcionar, novamente.

Nenhum comentário:

Postar um comentário