O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 26 de novembro de 2008

Variedades: Projeto Som e Imagem do Carvão Mineral

Com 88 anos e muita história para contar, o empresário Ophélio Benetton concedeu entrevista aos jornalistas Joice Quadros e Archimedes Naspolini Filho.
A conversa foi registrada em áudio e vídeo para o Projeto Som e Imagem do Carvão Mineral, realizado pelo Sindicato da Indústria de Extração de Carvão do Estado de Santa Catarina (Siecesc), com o objetivo de resgatar a história do minério e de outros segmentos que marcaram a economia da região através de entrevis-tas com pessoas que exerceram atividades no setor. A próxima entrevista será com o empresário Sebastião Neto Campos, em 2 de dezembro
O projeto iniciou dia 1º de outubro com as entrevistas dos ex-mineiros Arnoldo Cândido Passos, de 85 anos e Antônio Jeremias, de 84 anos. O registro foi feito na Capela Mãe Peregrina, Bairro Operária Nova, em Criciúma, local onde foram instituídas as primeiras minas de carvão da antiga Companhia Brasileira Carbonífera Araranguá (CBCA) e onde os ex-mineiros trabalharam.
No dia 22 de outubro, mais duas entrevistas foram realizadas com Maria de Jesus Joaquim, de 90 anos e Dilma de Oliveira Sou-za, 84 anos. Ambas trabalharam na Mina Santa Augusta, em Criciúma, como escolhedeiras de carvão, profissão que atraía mulheres de diversos municípios da região carbonífera e tinha como intuito beneficiar o minério.

Nenhum comentário:

Postar um comentário