O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 9 de dezembro de 2008

Edição 1.524: Política - Coligações já tem candidatos a presidência do Legislativo

A disputa pelo comando da Câmara Municipal de Vereadores, a princípio, se encontra dividida. Isso porque existem cinco vereadores eleitos para cada lado das coligações "Por Uma Içara Mais Forte" e "Por Uma Içara Mais Humana". Com base nessa questão a dúvida gira em torno de qual o acordo político estaria sendo articulado para eleger o presidente do Legislativo.
Especulações da mídia apontam que quatro vereadores eleitos disponibilizaram os nomes para o cargo. São eles, Darlam Carpes e Osmar dos Santos, ambos do PP, pertencentes à coligação "Por Uma Içara Mais Forte", e pela outra coligação os candidatos são Acirton Costa, do PMDB, e o democrata Neuzi Berto Silveira que também entrou na disputa.
Ao entrar em contato com os outros vereadores eleitos, a equipe de reportagem do JI apurou outros dois nomes que também garantiram participação na competição. São eles, André Jucoski, do PSDB e Joaci Pereira, do PP. Com o nome desse último, a situação daria probabilidade de chances maior ao partido Progressista, uma vez que a lei prevê que, em caso de empate, o candidato mais velho será preterido. Dessa forma, sendo Pereira (o Boca) mais velho que o candidato do partido oposto (Acirton Costa), a vitória seria da coligação "Por Uma Içara Mais Forte".
Jurê Bortolon, do PMDB, explicou que existem chances de até 1º de janeiro o partido mudar o nome do candidato. "A princípio, o candidato escolhido pelo PMDB é o Acirton Costa, porém, dependendo das circunstâncias, votaremos então no democrata Neuzi Berto", afirmou Bortolon. O motivo da mudança seria a idade de Neuzi, que é superior a do candidato do PP, o Boca.
Em contrapartida, Costa, afirmou que, independente de qualquer situação, ele manterá a disponibilidade do nome. "De forma alguma eu abrirei mão de concorrer à presidência da Câmara, nem que para isso, eu só tenha o meu voto", retrucou Costa.
As decisões só serão solidificadas numa reunião promovida entre os partidos, que tentarão reativar a tentativa de uma possível chapa de consenso.
Vale lembrar, que a maioria dos candidatos, não teve as prestações de contas regularizadas no Cartório Eleitoral, e, mas isso não deve interferir na diplomação deles e também do prefeito eleito, que ocorre no dia 18 de dezembro, no Fórum de Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário