O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 5 de dezembro de 2008

Edição 1.523: Política - Prestação de contas ao Legislativo continua em situção complicada

O chefe interino do Cartório Eleitora de Içaral, o analista judiciário Marco Aurélio Fevereiro, divulgou nesta terça feira, dia 2, o nome de dois vereadores eleitos que apresentaram novo parecer, que foi encaminhado ao Ministério Público, e este opinou pela aprovação das contas de campanha, o que também foi acolhido pelo Juiz Eleitoral.
Os candidatos foram os vereadores eleitos do PP, Osmar dos Santos, que teve descon-formidades entre a apresentação de despesa de gasolina com a despesa de veículo, e Joaci Domingos Pereira, também com problemas relacionados ao combustível.
A princípio, os outros vereadores eleitos (agora são oito) têm a desaprovação, alguns com aprovações acompanhadas de advertência. Ambas aguardam a defesa. A irregularidade mais freqüente diz respeito ao uso de gasolina durante o período eleitoral de 2008.
Agora, o Cartório Eleitoral aguarda os novos documentos dos demais candidatos eleitos. Os mais graves são: Jurê Bortolon (PMDB), por entrada de valores anterior à abertura da conta de campanha e despesas de gasolina, Diego Vitorassi (PDT), também por valores inclusos anteriormente à abertura da conta, Neuzi Silveira (DEM), por desconformidade entre valor arrecadado do fundo partidário com o que foi apresentado na prestação de contas, e Darlan Bitencourt Carpes (PP), pelo mesmo motivo do último junto com uso de recurso doado por origem vedada.
Segundo o chefe interino, esses candidatos já foram intimados quanto ao parecer do cartório, que aguarda as defesas, para posterior encaminhar ao Ministério Público e finalmente, ao Juiz Eleitoral. Ele ainda lembra que o prazo final para o julgamento das contas é no dia 10 de dezembro de 2008, e os candidatos que não tiveram as contas julgadas não poderão ser diplo-mados na cerimônia que acontecerá no dia 15 de novembro, às 14h, no Fórum.
Fevereiro também ressalta que os irregulares já estão sendo alertados. "Quanto aos candidatos, que ainda não apresentaram as contas, compactamos os Partidos Políticos. O que ocorre é que os não eleitos não se preocupam em cumprir as obrigações. O cartório insistirá para que todos apresentem suas defesas", garantiu o chefe eleitoral.
O cartório também já deu parecer pela desaprovação das contas de Fábio Della Bruna Vieira (PP), Adelir Cabreira (PMDB) e Quintino Pavei (PT).

Nenhum comentário:

Postar um comentário