O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 9 de abril de 2009

VARIEDADES - Caminhada Penitencial será ápice da Semana Santa, na sexta-feira

Depois de cinco dias de confissões, celebrações e missas, a Igreja Matriz São Donato, de Içara, realizará a tradicional procissão que marca o feriado católico do Dia da Paixão.

A Semana Santa, nome dado à semana que abrange o feriado de Paixão e a Páscoa, tem sido celebrada no município desde sábado, dia 4 de abril e se estenderá até o próximo domingo, dia 12.

A Paróquia São Donato, de Içara, está realizando nesta Semana Santa, pela Campanha da Fraternidade 2009, cujo tema é “A Paz é Fruto da Justiça (Isaías 32:17)”, uma programação diária para os fiéis católicos do país.

Entretanto, uma das passagens mais importantes entre as programações da Igreja é a Caminhada Penitencial, que será realizada na chamada Sexta-feira Santa, às 19h, com saída do Bairro Aurora até a Igreja Matriz São Donato, no Centro de Içara. A procissão levará aproximadamente uma hora e meia.

Em 2008, esta caminhada contou com a participação de milhares de pessoas, que rezavam e cantavam no percurso.

É recomendável que os participantes levem velas que serão acesas durante a procissão. O secretário da Paróquia São Donato, Odirlei Alves, explicou que a vela acesa simboliza a chama da fé dos fiéis, como sinal de devoção.

Durante o evento, o Padre Marcos Rech, responsável pela paróquia há cinco anos, seguirá fazendo orações, as quais serão ao vivo transmitidas pela Rádio Difusora.

Por isso, quem puder, deve levar aparelhos de rádio á pilha para o cortejo religioso, a fim de propagar a mensagem entre todos os devotos. Haverá ainda diversas caixas de som que servirão para o mesmo propósito.

O acompanhemento terá como ponto central uma imagem católica, denominada Senhor Morto. Trata-se de uma estátua em tamanho real (de aproximadamente 1,80m) de uma representação de Jesus Cristo deitado e morto. Ela será levada por um grupo seleto de homens, devido ao peso da imagem, para que não venha a se quebrar durante o trajeto.

A Polícia Militar irá auxiliar o trânsito durante a procissão, nas ruas que forem envolvidas.

Na Sexta-feira Santa, pela manhã, haverá adoração e confissões na Igreja Matriz, das 8h ao meio-dia. À tarde, haverá a Celebração da Paixão e, à noite, a caminhada penitencial.

No Sábado Santo, será realizada a Missa da Ressureição, às 20h30min (necessário que se levem velas também), e no domingo, haverá duas missas de Páscoa, uma às 8h e outra às 19h.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário