O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 30 de abril de 2009

VARIEDADES - Psicóloga dá palestra a pais de alunos sobre como educar os filhos

Após analisar o comportamento dos alunos da escola onde trabalha, a psicóloga reuniu os pais e expôs com firmeza a necessidade de se tomar uma posição prática em relação aos filhos.

Aconteceu nesta segunda-feira na Escola Tranqüilo Pissetti, no Bairro Nossa Senhora de Fátima, em Içara, uma reunião entre pais de alunos e a psicóloga da escola, Janete dos Santos Moraes, com o objetivo de fazer os pais se interessarem pela vida escolar dos filhos, devido à falta de respeito deles em relação à administração da escola.

Segundo Janete, o desrespeito para com os professores é muito grande. “Até com a própria escola, quando, por exemplo, os alunos deixam canecas no meio do pátio ou jogam restos de lanches dentro dos vasos sanitários, provocando entupimento”, contou a psicóloga, que analisou o comportamento dos estudantes desde o início do ano letivo, quando aconteceu um ato de vandalismo na escola (J.I. Edição nº 1.577, pág 4).

O colégio não faz milagres, apenas continua a educação que vem de casa, de acordo com Janete. Se os pais não estabelecem disciplina e valores morais de comportamento em sociedade, tampouco a escola consiguirá estabelecer por si só.

“A geração dos atuais pais de alunos foi a última que obedeceu aos pais; já essa geração de alunos é a primeira na história que manda nos pais”, expôs ela, completando: “Também não adianta ser autoritário ou violento”.

Para a psicóloga, o diálogo continua sendo a forma mais prática. Isso não significa que seja só conversar com o filho, mas incentivá-lo a estudar, olhar as tarefas dele, estabelecer horários de estudo em casa.

“Então há pais que alegarão não ter tempo para isso. Entretanto, essa é uma responsabilidade dos pais. Se o pai ou a mãe não tem tempo, não podem simplesmente jogar a responsabilidade de ‘educar’ o filho para a escola”, explicou a psicóloga.

A falta de compromisso dos pais é grande, segundo ela, pois, para esta reunião noturna, foram convidados aproximadamente 100 pais, mas somente 36 compareceram.

A psicóloga Janete expôs casos de pais relapsos, cujos filhos foram presos por tomarem caminhos fora do âmbito escolar.

Antigamente, quem não tinha um base de educação escolar ou acadêmica até podia se dar bem na vida, mas hoje para tudo se precisa de cada vez mais formação.

Ao final, todos os pais presentes assinaram um Termo de Compromisso para com o filho.

Fotos: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário