O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 30 de maio de 2009

COLUNISTA - Viviane MARAGNO: Dentes sensíveis

O descuido com os dentes podem provocar desgaste na superfície dentária com retratação gengival.

O que quer dizer ter dentes sensíveis?
A sensibilidade dentária é a dor causada por desgaste da superfície do dente. A causa mais comum desta sensibilidade na pessoa adulta é a exposição da raiz dos dentes na área cervical, ou colo, devido à retração gengival. Como a raiz não está coberta pelo esmalte, milhares de canalículos que vão do centro do dente e levam o feixe nervoso da polpa até a superfície ficam expostos e acusam a dor. Quando o calor, frio ou pressão afeta esses canalículos, você sente dor.

Ignorar os dentes sen-síveis pode levar a outros problemas de saúde bucal. Especialmente se a dor fizer com que você não escove bem os dentes, tornando-os vulneráveis às cáries e doenças gengivais, que podem vir a cair os dentes.

Como saber se os dentes são sensíveis?
Se você sentir uma sensação dolorosa nos dentes após tomar bebidas ou comer comidas quentes ou frias, os dentes são sensíveis. Mas não é só você que sente isto. É um problema que afeta um em cada quatro adultos, às vezes de forma não permanente.

Como tratar dentes sensíveis?
Em primeiro lugar, fale com dentista. A sensibilidade dos dentes geralmente pode ser tratada e curada. O dentista pode prescrever flúor em gel ou um enxaguante bucal com flúor. Você também pode tentar cremes dentais de baixa abrasividade com formulações feitas especialmente para dentes sensíveis. Pergunte ao dentista quais são os produtos mais adequados para o problema de sensibilidade. Tenha cuidado com a escovação e evite que os dentes se desgastem ainda mais. Uma escovação muito forte, uma prótese parcial com grampos e aparelhos apertados e justos podem também levar à abrasão.

Uma boa higiene oral, hálito puro e sorriso saudável são o resultado de uma boa higiene bucal. Isso significa que, com uma higiene bucal adequada:

· Dentes limpos e livres de resíduos alimentares;
· A gengiva não sangra nem dói durante a escovação e o uso do fio dental;
· O mau hálito deixa de ser um problema permanente.

Consulte o dentista caso as gengivas sangrem durante a escovação ou do uso do fio dental, e principalmente se estiver experimentando um problema de mau hálito. Essas manifestações podem ser a indicação da existência de um problema mais grave. O dentista pode ensinar o uso de técnicas corretas de higiene bucal e indicar as áreas que exigem atenção extra durante a escovação e o uso do fio dental.

Como garantir uma boa higiene oral?
A higiene bucal é uma das medidas mais importantes que você pode adotar para manter os dentes e gengivas em ordem. Dentes saudáveis não só contribuem para que tenha uma boa aparência, mas são importantes para que possa falar bem e mastigar corretamente os alimentos.

Manter uma boca saudável é importante para o bem-estar das pessoas. Os cuidados diários preventivos, como uma boa escovação e o uso correto do fio dental, ajudam a evitar que os problemas dentários se tornem mais graves.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário