O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

POLÍTICA - Administração Municipal prepara dia especial ao Idoso

Secretaria de Saúde juntamente com Fundai pretende elaborar uma programação especial para o Dia Nacional e Internacional dos Idosos em evento a ser realizado na Praça Matriz São Donato.

A Secretaria Municipal de Saúde de Içara, com o apoio da FAI (Fundação Assistencial de Içara) prepara uma programação especial para comemorar o Dia Nacional e Internacional do Idoso, celebrado no próximo dia 1° de outubro.
No município, as ações serão realizadas no dia 2 de outubro, sexta-feira, a partir das 13h30min, na sede da FAI, centro de Içara.
O evento tem como objetivo orientar os idosos sobre a melhor forma de viver com saúde. Nas oficinas, segundo a Gestora Municipal de Saúde, Mira Dagostin, o alvo principal será a oferta dos exames de mamografia para as mulheres participantes. “Queremos que elas se cuidem, que percebam a importância da prevenção do câncer de mama e de útero, e a detecção precoce destes agravos prevenindo maiores complicações”, explica a enfermeira.
A abertura do evento se-rá às 13h30min com explanação do geriatra Álvaro Garnero; em seguida será feito um trabalho motivacional com Cleonice Canto e depois os presentes recebem orientações sobre a importância da prática de atividade física na 3ª Idade, com o professor Rogério Silva. Também será servido lanche. O encerramento acontece às 15h30min com uma apresentação musical. “Ainda será fornecido uma bolsa e uma viseira com o objetivo de estimularmos nossa população da terceira idade às praticas de atividades físicas”, acrescenta Mira.
A campanha de mamografias teve inicio neste mês e se estende até fevereiro de 2010. Em Içara a meta é realizar 7.500 ma-mografias, numa média de 1.250 por mês. “Solicitamos a colaboração de todas as mulheres içarenses para que procurarem uma unidade de saúde do município, no período da campanha, e solicitem o exame. É um direito de toda mulher”, enfatiza Mira.
O trabalho, segundo a gestora de Saúde, possibilitará que mulheres, acima de 35 anos de idade, tenham o direito de realizar um exame de mamografia, conforme critérios preestabelecidos pelo Programa SISMAMA.
A gestora ainda explica que após o exame de mamografia, as mulheres voltarão ao médico da unidade de saúde de origem e caso seja constatado qualquer alteração, imediatamente, serão encaminhadas à unidade de referência do município, CASMI – Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense –, “quando serão atendidas por um médico especialista em mamas e caso seja necessário terá a disposição pelos SUS exames citopatológico de mamas; histopatológico de mamas; punção aspirativa de mamas; biopsia; ultrasson de mamas e cirurgia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário