O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 30 de setembro de 2009

VARIEDADES - Turma se reune após 52 anos e homenageia catequista


A catequista Luiza Frasson Pavei reencontra turma que fez a 1ª Eucaristia há 52 anos, na festa de São Miguel na comunidade da Vila Nova, em Içara, em celebração a fé cristã da partilha.

A Festa de São Miguel, na Paróquia de Vila Nova em Içara, teve um reencontro emocionante no domingo, 27 de setembro, com a presença de 22 pessoas que fizeram a 1ª eucaristia há 52 anos.
Das 54 crianças da turma da catequista, Luiza Frasson Pavei, a organizadora do evento, Marlei Terezinha Gabriel Ziller, conseguiu estabelecer contato com 42, mas, devido às condições, climáticas alguns não estiveram no encontro. De acordo com Marlei três ou quatro dos catequizandos da época já são falecidos.
Aos 89 anos, a professora de catequese se sentiu honrada com a homenagem. Foram quase 30 anos dedicados à instrução religiosa. “Sempre tive vocação para isso, sempre gostei de criança e lhes amava como a meus filhos”, declarou. Para ela o convite foi uma surpresa a que fez questão de comparecer.
Marlei conta que “encontrou uma das ‘meninas’ que fizeram a 1ª Eucaristia com o esposo, Nelso Zilli, ela disse que tinha uma foto da turma e pediu para ver. “Então surgiu a idéia de reuní-los num restaurante ou coisa parecida. Combinamos o encontro na festa da Paróquia em que foi realizada a primeira Comunhão deles em 1957”.
Ela conta que Luiza ficou feliz e emocionada ao rever os alunos de catequese depois de mais de meio século. “Ela deu o exemplo, foi a primeira a chegar à igreja, demostrando pontualidade”. A missa celebrada pelo padre Eloir Borges, foi apadrinhada pelos 22 convidados especiais, que relembraram o momento religioso cujo si-gnificado é comungar em Cristo.
Dentre os participantes estavam: Nelso Zilli, Elza Zilli, Anézia Zilli, Valério César, Orlando Budni, Gilda Dagostim, Zélia da Silva, Terezinha Guilherme, Vilma Colodel, Dilma Colodel, Onézia Colodel, Dotina Réus, Milton Martinhago, Salete Sartor, Salete Pavei, Marli Pavei, Gentil da Silva, Guerino Zacaron, Lúcia Selinger, Nair Calegare, Atílio Calegare e João Jucoski.
Uma mesma geração, que viveu junto a primeira experiência da eucaristia, mas cada um seguiu direção peculiar. Foram morar em cidades diferentes: Criciúma, Araranguá, Joinville, Porto Alegre e alguns continuam residindo na Vila Nova. Após a missa a turma da catequese de 1957 pode se confraternizar em um almoço no salão paroquial e compartilhar a nostalgia “da infância querida que não volta mais”, como diria o poeta.

Nenhum comentário:

Postar um comentário