O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 28 de janeiro de 2010

POLITICA - Casagrande defende eleições no Balneário Rincão em 2010

Deputado Federal Acélio Casagrande (PMDB) enviou uma emenda à Câmara para a realização das eleições no munícipio emancipado em 2010, atendendo a sugestão da comunidade rinconense.




Após os seis anos de luta para a emancipação do Distrito Balneário Rincão, o fato possível devido à criação da Lei Federal aprovada no Congresso Nacional, que permite o desmembramento dos municípios.
Consultada a opinião popular em um plesbicito realizado em 14 de setembro de 2005, 53,20% dos moradores de Içara foram favoráveis ao desmembramento do Distrito.
Contudo, uma nova polêmica em relação ao futuro munícipio está em aberto: a data da primeira eleição. O deputado federal Acélio Casagrande (PMDB), propôs um projeto, defendendo que as as eleições nos municípios emancipados fossem no ano de 2010, mas o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Santa Catarina, não aprovou o projeto, e o deputado entrou com u-ma emenda constitucional na Câmara Federal, que viabilizaria a disputa eleitoral ainda em 2010, juntamente com as eleições nacionais. Com o recesso parlamentar, a votação deve ocorrer entre fevereiro e março.
O presidente da comissão para a emancipação, Jairo Celoy Custódio, comenta que como a Câmara está de férias, ainda não há expectativa sobre a decisão que será tomada. “Nossa expectativa é sobre a vida própria do Balneário, que passará a tomar as próprias decisões, trazendo desenvolvimento para o local. A questão da emancipação foi muito desgastante”, afirma Custódio.
Já o deputado, garantiu que as eleições em 2010 foi uma sugestão dos Distritos de Rincão e de Pescaria Brava, em Laguna. Caso seja aprovada, a gestão será pelo período de dois anos. “Caso a proposta seja aprovada há tempo, o candidato eleito em 2010, poderá disputar as eleições no ano de 2012 também. O mandato de dois anos”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário