O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 19 de março de 2010

VARIEDADES - Participantes dos Clubes de Mães aprendem novas técnicas

Para marcar o início dos trabalhos dos Clubes de Mães de Içara, 12 professoras participaram de um curso de capacitação sobre a técnica do patchwork, que é “trabalho com retalho”.






Para dar início aos trabalhos desenvolvidos pelos Clubes de Mães da terceira idade do município de Içara, a Fundação Assistencial de Içara (FAI), realizou durante a semana, um trabalho de capacitação, do qual 12 professoras participaram, com a missão de levar a beleza da técnica Patchwork para as participantes dos clubes.
Segundo a presidente da FAI, Ivonete Zanolli, será realizada na próxima semana, a entrega de um kit as participantes, composto de panos de prato, retalhos e uma bolsa, onde o trabalho manual será aplicado.“Optamos por trabalhar durante todo o ano com patchwork, pois assim conseguiremos mais qualidade nas peças produzidas, já que além da proposta de envolver as participantes em atividades manuais, temos como objetivo é auxiliar essas mulheres no incremento da renda familiar”, explicou.
Ela acrescentou que os trabalhos devem ser comercializados em feiras, durante os eventos que forem realizados durante o ano no município.
Atualmente em Içara, 1.270 mulheres participam dos 52 clubes de mães e outras 300 participam dos clubes mistos (de mães e da terceira idade).
As professoras se dividirão, uma vez por semana, em cada comunidade para ensinar a arte de unir retalhos de tecidos, “com cores e formas variadas, formando mosaicos”, explicou Ivonete.
O patchwork, atualmente, é produzido à mão ou com auxílio de máquinas, porém sempre se destacará a qualidade e a criatividade da pessoa que o concebeu, agregando uma infinidade de retalhos numa legítima obra de arte.
O patchwork, que significa literalmente “trabalho com retalho”, é uma técnica que une tecidos com formatos variados, podendo ser a parte superior ou o topo da manta, já que o trabalho completo é acolchoado, formado pelo topo mais a manta acrílica e o tecido de fundo, mas que também pode ser aplicado em outras peças.Contudo, o elemento responsável por chamar mais a atenção numa peça confeccionada em patchwork, é o colorido.
Saber combinar as cores e os tons e conseguir uma harmonia para eles, é um grande passo para quem deseja fazer um bom trabalho com esta técnica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário