O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 4 de outubro de 2010

GERAL - Mulheres do Mirassol têm evento voltado à saúde

Comunidade recebe informações sobre os cuidados da saúde da mulher; evento disponibilizou agendamento de exame preventivo, solicitação de mamografia e palestras informativas.

(Daniela Soares/Jornal Içarense)

No primeiro dia do Mês Rosa de Combate ao Câncer de Mama, as mulheres residente no Mirassol, Distrito Balneário Rincão, em Içara, tiveram uma tarde voltada aos cuidados com a saúde.
“Depois de muita luta contra o câncer de mama, decidi que ajudar as mulheres seria minha prioridade”, disse a presidente do Lions Clube Içara/Balneário, Izabeth Mendes Niero.
Para concretizar o objetivo, a presidente buscou parceria junto a Secretaria de Saúde. A ação proporcionou às moradoras da Zona Sul a realização do teste de HIV, confecção do cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), agendamento de exame preventivo do colo uterino e solicitação de mamografia de rastreamento, entre outros.
A enfermeira da unidade de saúde local, Nina Ângelo, lamenta que ainda exista pouco interesse das mulheres. “Esperávamos um público maior, mas o evento foi muito proveitoso. É importante que todas saibam que prevenção é o melhor remédio”, considerou.
A enfermeira coordenadora do Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense (CASMI), Maristela Meinert, ressalta que todas as unidades do município dispõem de equipamentos para realização de exame preventivo, que pode ser realizado com agendamento prévio. Somente no ano passado as içarenses fizeram 4.500 solicitações de preventivo. O exame deve ser realizado anualmente, após o início das atividades sexuais.
As mamografias também podem ser marcadas, com um prazo médio de 10 dias para realização do exame. A análise é realizada em clínicas de radiografia credenciadas no município ou em Criciúma. As mulheres devem procurar o serviço a partir dos 40 anos.
“É preciso que as mulheres tenham o desejo de serem autoras da própria vida e tomem os cuidados necessários”, finalizou a coordenadora do CASMI.
Na parte da manhã, os profissionais da área de sáude participaram de capacitação sobre doenças sexualmente transmissíveis, no auditório da Cooperaliança. A palestra foi da obstetra e ginecologista Eunice Velloso, professora do Curso de Medicina da Unisul de Florianópolis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário