O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 31 de março de 2011

GERAL - Moradores do Presidente Vargas sofrem com poeira vinda de rua

Nos dias secos a poeira toma conta de um trecho da Rua Rubens Nunes Albino, no bairro Pre-sidente Vargas, que não está pavimentado e a população pede providências para Administração.

(Alex Cichella/Jornal Içarense)

Os moradores da Rua Rubens Nunes Albino, no bairro Presidente Vargas, em Içara, estão há anos reivindicando a pavimentação da via.
De acordo com Jair Armando Amoroso, que reside há 7 anos no local, a po-eira que levanta da estrada de chão com a passagem dos carros é um problema antigo, que tornou-se insustentável após o as-faltamento da Avenida Diomício Freitas, no final do ano passado.
“Nossa rua é, hoje, a melhor ligação entre a SC-443, a Diomício Freitas, e a SC-444. Devido a isso, o tráfego de automóveis, utilitários e caminhões é intenso”, reclama Amoroso.
Ele explica que dos 750 metros de extensão da rua, apenas 200 metros não são pavimentados, o que gera uma nuvem de pó constante, que invade as residências. “A maioria dos veículos trafega em alta ve-locidade, aumentando o problema. Tudo o que conseguimos com políticos foram promessas. Gastamos uma enorme quantidade de água tratada para molhar a rua e lavar as calçadas diariamente, numa tentativa de manter a higiene”, comenta.
Além da sujeira formada pelo pó, há ainda um outro agravante para a família de Amoroso.
“Minha esposa tem câncer nos pulmões, devendo, de preferência, permanecer em locais arejados e limpos. Porém, vivemos sufocados no meio do pó e da sujeira, devido ao descaso com essa rua”, enfatiza.
Amoroso ressalta que a via fica aos fundos de um posto de saúde e de uma creche. Ele teme pela saúde da população.
De acordo com o morador, a necessidade é tanta que os residentes já concordaram entre si de pagar pe-la obra. “Porém, precisamos do intermédio do Poder Público para que a mesma aconteça”, observa.
A vizinha de Amoroso, Valdenir Joaquim, que reside no local há 30 anos, reforça a intenção dos moradores de pagar pela pavi-mentação. “Queremos pagar. As nossas casas ficam trancadas o tempo todo por causa da poeira. Além disso, ressalto o desrespeito dos motoristas, que passam pela rua em alta velocidade”, adverte Valdenir.
O vereador Joaci Domingos Pereira, o Boca, residente do bairro, explicou que está ajudando a população na pavimentação das ruas. Porém, está indo por partes. “Os moradores das Ruas Santa Rita de Cássia até o Anel Viário já estão pagando parcelas da pavimentação. Além destas, em outras ruas já fizemos o acordo entre a população e a prefeitura. Em abril pretendo chegar na Rua Rubens Nunes Albi-no, onde vamos fazer uma reunião”, conta Boca.
Ele explica que os moradores pagam pelas lajotas e mão-de-obra; e a Administração Municipal fica responsável pela drenagem, corte topográfico e corte da rua.

Nenhum comentário:

Postar um comentário