O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

DISTRITO - Preservação dos sítios arqueológicos no Distrito

Em 2010, uma Ação Civil Pública movida pelo Ministério Público contra a Administração Municipal determinou a implantação de várias medidas para evitar a depredação do patrimônio público.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

O projeto preparado no ano passado para os sítios arqueológicos do Distrito Balneário Rincão começa a sair do papel. Isto por que uma reunião entre representantes da subprefeitura, Fundação de Meio Ambiente de Içara (Fundai), Secretaria de Educação com a coordenação de museus, discutiram os próximos passos para a ação de preservação aos sambaquis existentes na região.
O encontro aconteceu na última sexta-feira, dia 8, na sede da subprefeitura.
“As áreas já estão quase todas demarcadas. Falta colocar os arames e cercas novamente. Agora, vamos começar um trabalho de conscientização com a comunidade, para preservação os sítios arqueológicos da região do Mirassol, que contempla a primeira etapa”, informa o subprefeito do Balneário Rincão, Jairo Celoy Custódio.
A coordenadora dos mu-seus do município, Sanete Monteiro Dagostim, explica que o trabalho será realizado em dois sambaquis que foram invadidos por moradores, por falta de identificação.
“Os dois sambaquis, do Geraldo e da Maria, foram invadidos por pessoas que colocaram muito lixo no local. Agora, com a desapropriação e cercamento dos sítios, vamos conscien-tizar a população de que é preciso preservar. Para isso, contamos com a ajuda da subprefeitura, Secretaria de Educação e Fun-dai. É uma parceria”, comenta a coordenadora.
A Secretaria de Educação, por meio do departa-mento de cultura, vai fazer a identificação de todos os sambaquis, através de placas e fazer uma campanha de preservação no local.

Nenhum comentário:

Postar um comentário