O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 18 de maio de 2011

DISTRITO - Futuro turístico do Rincão é discutido em mesa redonda

A primeira discussão ocorreu nesta segunda-feira, no Museu Arqueológico Igrejinha Navegantes, com representantes da Administração Municipal, da Rede de Ensino, de entidades e do comércio local.

(Divulgação)

A 9ª Semana Nacional de Museus iniciou nesta segunda-feira (16) com uma mesa redonda sobre o futuro turístico do Balneário Rincão, em Içara.
As discussões, feitas no Museu Arqueológico Igrejinha dos Navegantes, envolveram uma série de entidades do distrito que conheceram detalhes sobre o projeto Elo – Patrimônio Cidadão, da Prefeitura Municipal.
Conforme a coordenado-ria municipal de museus, idealizadora do projeto, as propostas passam por vi-as sinalizadas até os 11 sambaquis catalogados, com pontos de venda do artesanato local. Além disso, também será abordada a necessidade da prservação não só dos sambaquis, mas de toda a beleza natural das praias e lagoas do Distrito.
“Iniciamos um processo de consci-etização para ala-vancar os museus e provar que são peças fundamentais para o turismo cultural do Balneário Rincão e de Içara”, destacou Sanete Monteiro Da-gostin, coordenadora de museus de Içara. Segundo ela, “as discussões terão prosseguimento mesmo após a Semana Nacional de Museus”.
Participaram da mesa redonda representantes da Subprefeitura do Balneário Rincão, da Colônia de Pescadores Z-33, da Rede de Ensino Estadual, do Grupo Arte Rincão, da Associação Coral e do comércio.
Além do museu do Balneário Rincão, os outros três de Içara estão participando da Semana Nacional de Museus, que encerra na próxima sexta-feira.
Intitulada Museus e Memória, a programação organizada pela Administração Municipal, por meio da Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes, terá visitas monitoradas, mostras fotográficas e de acervos antigos e mesas redondas com explanação de projetos.
Programação
Museu Arqueológico Igrejinha Nossa Senhora dos Navegantes – Balneário Rincão · 16/05 – Mesa Redonda: O Museu e a emancipação do Distrito de Balneário Rincão· 16 a 22/05 – Das 14h às 16h: Visita guiada à rede de ensino municipal, estadual, particular e universidades
Museu Casa da Cultura Padre Bernardo Junkes - Praça da Matriz São Dona-to – Centro · 16 a 22/05 – Das 8h às 17h: Visita guiada para a arquitetura de edificação: naves, pinturas internas e funciona-lidade do patrimônio· 18 – Das 16h às 18h: Palestra: Içara rumo aos 50 anos. Explanação de projetos direcio-nados à cultura local
Museu do Agente Ferroviário - Avenida Procópio Lima – Centro · 16 a 22/05 – Das 8h às 17h: Exposição – mostra fotográfica “Projeto locomotiva de Flores” – 3ª edição em 10/2011 – Desenvolvido a partir do evento anual do IBRAM – Primavera nos Museus. Palestra sobre a estrada de ferro e o progresso de Içara.

Nenhum comentário:

Postar um comentário