O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 31 de maio de 2011

GERAL - Fiscalizadora pede para Setep refazer as caixas de ligação

Fez um mês neste domingo, dia 29, que a Administração Municipal solicitou a paralisação das obras de saneamento básico no município, até que fosse feita a recuperação de todas as ruas.

(Maso Nyetto/Jornal Içarense)

Moradores de algumas ruas do município percebe-ram, na semana passada, que trabalhadores da Setep Engenharia estavam que-brando novamente as cal-çadas a fim de colocar cai-xas de ligação entre as resi-dências e a rede de esgoto.
De acordo com a enge-nheira responsável pela fiscalização, Raquel Des-tro, da empresa Ceal Con-sultoria, as caixas de liga-ção estão sendo recoloca-das devido a um erro.
“As caixinhas não esta-vam sendo colocadas da maneira como prevê o pro-jeto. Por isso, pedimos pa-ra a Setep refazer. Elas ser-vem para que cada consu-midor faça a ligação da re-de da sua casa para a rede de esgoto. Então, tem que ser feita bem firme”, expli-cou a engenheira.
A Setep Engenharia é a empresa contratada pelo Serviço Autônomo Munici-pal de Água e Esgoto (Sa-mae) de Içara para realizar as obras de saneamento básico no município.
O presidente do Samae, Paulo Preis Neto, disse que não sabia destas modifica-ções. “As caixas de ferro são de responsabilidade da Setep. A empresa só vai ser paga quando concluir o serviço”, ressaltou o pre-sidente da autarquia.
Uma das preocupações dos moradores é quanto à restituição das calçadas. Porém, segundo a enge-nheira da Ceal, o contrato com a Setep prevê apenas a restituição da parte de cimento. “Calçadas que ti-nham piso, a empresa não tem obrigação de refazer. No contrato com a Caixa E-conômica Federal já é des-te jeito. Sabemos que have-rão muitas reclamações, mas a Setep não pode ar-car com os pisos, a não ser que o morador tenha o ma-terial e peça para o pedre-iro da empresa colocar junto, enquanto estiver passando o cimento”, ex-plica Raquel.
A Ceal já passou uma listagem para a Setep de itens que devem ser arru-mados e a empresa conti-nua fazendo os acabamen-tos. “A Setep havia dado uma parada nas obras pa-ra restaurar as ruas que re-ceberam a tubulação. Ago-ra está fazendo o acaba-mento da repavimentação e terminando alguns tre-chos”, informou Raquel.
Nas obras de esgota-mento sanitário de Içara es-tão sendo investidos R$ 12,5 milhões através da A-dministração Municipal, em parceria com o Governo Federal. Serão beneficiadas cerca de 40% da população residente na região central do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário