O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

terça-feira, 31 de maio de 2011

POLÍTICA - Problemas da saúde são discutidos na Câmara

A comunidade foi até à Câmara para reunir-se, além do Legislativo, com Executivo e representantes do Hospital São Donato; indignados, criticaram o mau atendimento no hospital.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

Vereadores, prefeito, diretoria do Hospital São Donato (HSD), médicos e comunidade estiveram reunidos na Câmara Municipal de Içara na noite desta segunda-feira, dia 30, a fim de achar uma solução para os problemas encontrados no atendimento de saúde no município.
O principal foco das críticas dos moradores foi com relação ao atendimento no Hospital São Donato. Entre as exigências da comunidade estão a dispo-nibilização de médicos no Pronto Socorro por 24 horas; um atendimento inicial, feito por uma enfermeira, logo que o paciente chega ao local; e a reabertura do atendimento da pediatria no Pronto Socorro.
O secretário de Saúde de Içara, Laudo Calegari, disse que a Administração Municipal estará ampliando o quadro de pediatras nos postos de saúde e avali-ando a implantação de um Centro de Especialização.
O presidente do Legisla-tivo, vereador Dar-lan Bitencourt Car-pes, questionou o diretor clínico do hospital, Lauro Nogueira, sobre a sobrecarga que tem tido no Pronto Socorro.
Nogueira enfati-zou o fato de os médicos não aceitarem as propostas de trabalho oferecidas pe-lo hospital. “Nós não temos ginecologista e obstetra de plantão. Estes dias foram oferecidos R$ 15 mil para um anestesista trabalhar, e ele não quis. Além disso, é muito difícil encontrar pediatras. A população de Içara aumentou, mas o número de médicos disponíveis para trabalhar, não”, disse o diretor clínico.
De acordo com Nogueira, os postos de saúde fechados também geram sobrecarga ao HSD. “Os postos de saúde têm que funcionar oito horas por dia. Sabemos que se o prefeito exigir isso, os médicos vão sair todos, pois só querem trabalhar seis horas. Mas, precisamos achar uma solução”, observou.
Representantes da comunidade também questionaram sobre o painel com o nome dos médicos plantonistas, que não foi colocado. “O painel eletrônico que vamos colocar custa R$ 3.800. Não compramos ainda porque não temos dinheiro”, justificou a diretora administrativa do HSD, Cleide Geremias.
O vereador Jurê Carlos Bortolon deu o exemplo da unidade de saúde do Balneário Rincão, que possui dois médicos, um pela manhã e outro à tarde. “Peço que a Secretaria de Saúde faça no posto central da mesma forma que é feito no Rincão. Pois, o pessoal do balneário nunca mais reclamou de saúde lá”, sugeriu o vereador.
A diretora administrativa do HSD pediu que a comissão marcasse um horário para ir ao hospital conferir as finanças.
Mais ao final da reunião, Cleide comunicou que vai providenciar, a partir da próxima segunda-feira, dia 6, uma enfermeira ou técnica de enfermagem que re-cepcione os pacientes no Pronto Socorro, com medição de pressão arterial, entre outros critérios. Prometeu ainda que o nome do médico de plantão será afixado na parede, em um cartaz, até que o painel eletrônico possa ser comprado.
O prefeito Gentil Dory da Luz falou sobre os investimentos da Administração Municipal em saúde, sendo que 20% da renda do município é destinada ao setor, e agendou uma reunião para o dia 30 de junho, a fim de avaliar se houve melhoria na saúde a partir das conversas e promessas feitas nesta segunda-feira.
A questão da pediatria no Pronto Socorro ficou a cargo do secretário de saúde e diretora administrativa do HSD conversarem para a-char a melhor solução.

Nenhum comentário:

Postar um comentário