O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

GERAL - Unidades de Saúde estarão abertas sábado para vacinação

Teve início na segunda-feira, dia 25, a 13ª edição da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza H1N1; este sábado é o Dia D de mobilização.

Durante toda esta semana trabalhadores da área de saúde, crianças de seis meses a dois anos, idosos com 60 anos ou mais e gestantes puderam se dirigir às unidades de saúde de Içara para receber a vacina contra a Influenza Sazonal (gripe comum) e Influenza H1N1. Mais de 7,5 mil pessoas devem ser vacinadas no município.
Neste sábado, dia 30, a-contece o Dia D de mobili-zação da campanha.
Todas as unidades de sa-úde estarão abertas das 8h às 17h.
A dose da vacina é anual e a meta da Secretaria Municipal de Saúde é vacinar pelo menos 80% do total levantado pela Gerência Regional de Saúde.
As doses de vacina foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e repassadas a Içara pelo Governo Federal e atendem a-penas os grupos previamente selecionados como os de maior necessidade de imunização.
“Neste momento as doses encaminhadas são pa-ra crianças, gestantes, idosos e trabalhadores de hospitais públicos e grupos de saúde da família. Por determinação do Ministério da Saúde e pelo número de doses, não podemos abrir para outras faixas etárias”, destacou a enfermeira da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde de Içara, Iane Silveira.
A meta a nível estadual é imunizar cerca de um mi-lhão de catarinense, o que corresponde a 80% da população alvo.
A 13ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe acontece até o dia 13 de maio.
De acordo com a Secretaria de Estado da Saúde de Santa Catarina, estes grupos foram definidos em função de que as infecções respiratórias normalmente acometem os idosos e as crianças de seis meses a menores de dois anos.
O vírus Influenza é responsável por 75% dessas infecções. As gestantes constituem outro grupo vulnerável, respondendo por 35,1% dos casos entre mulheres na Influenza (H1 N1) em 2009.

Nenhum comentário:

Postar um comentário