O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 20 de maio de 2011

VARIEDADES - Grupo Chico Rosa promove 15º Encontro da Etnia Negra

Grupos da etnia negra de toda a região se reúnem em Içara neste domingo, dia 22, para uma confraternização e resgate da cultura afro; o evento é organizado pelo Grupo Chico Rosa.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

O Movimento de Consciência Negra Chico Rosa re-aliza o 15º Encontro da Et-nia Negra de Içara, domingo, dia 22, no Salão da Igreja Matriz São Donato, no Centro da cidade.
Para o encontro são esperadas de 500 a 600 pessoas. “Recebemos, aqui, em Içara grupos das cidades de Jaraguá do Sul, Joinville, Florianópolis, Tubarão, Capivari de Baixo, Jagua-runa, Criciúma, Barro Bra-nco, Santana e Urussan-ga”, explica a presidente do movimento, Nadir da Rosa dos Santos, mais conhecida como Ika.
O evento começa às 9h, com a acolhida no Salão da Igreja Matriz São Donato. Às 10h, os participantes se dirigem para a missa afro brasileira, também na Matriz. Depois da missa, às 11h, haverá uma palestra com dois professores de história, Maurício da Silva, de Tubarão; e Júlio Cesar da Rosa, de Içara, bisneto de Chico Rosa.
Ao meio dia os convidados vão saborear comidas típicas como feijoada, bo-bó e galinha e, em seguida, haverá apresentações culturais. Autoridades, pessoas mais idosas e grupos de dança receberão troféu.
O evento continua com pagode das 15h às 18h. O valor do ingresso é R$ 15 e pode ser adquirido na ho-ra. “O encontro é aberto ao público em geral. As pessoas pensam que é só para negros. Nosso objetivo é resgatar e divulgar a cultura negra, além de pedir apoio”, comenta Ika.

Nenhum comentário:

Postar um comentário