O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 30 de junho de 2011

GERAL - Colônia Z-33 promove curso de culinária pesqueira

Com o objetivo de capacitar os pescadores para a preparação do peixe de forma adequada, a Colônia Z-33 oferece, em dois dias, o curso “Beneficiamento e conservação do pescado”.

(Divulgação)

O curso Beneficiamento e conservação de pescado, promovido pela Colônia de Pesca Z-33, do Balneário Rincão, começou quarta-feira, dia 29, e continua nesta quinta-feira, dia 30.
Com carga horária de 16h, ou seja, nos dois dias inteiros, o curso é uma parceria com a Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e com o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural Administração Regional de Santa Ca-tarina (Senar).
A capacitação não tem custo para os participantes. As inscrições encerraram na segunda-feira, dia 27, sendo que todas as 20 vagas disponíveis foram preenchidas.
“No curso os pescadores estão recebendo toda a orientação, desde a pesca, até a retirada do couro do peixe, armazenamento e preparação de pratos”, explica o presidente da colônia de pesca, João Picollo.
O Senar concedeu a professora e Picollo, a cozinha de sua casa.
“Como a colônia ainda não tem sede terminada, resolvemos fazer as aulas na cozinha da minha ca-sa, por ser mais adequada para a realização das tarefas”, relata o presidente.
O curso tem como objetivo capacitar os pescadores a comercializar o próprio produto e também trabalhar no restaurante que a Colônia vai criar.
“Estamos promovendo cursos pensando no restaurante que vai funcionar na Casa do Pescador. Eles já participaram de capaci-tação para congelamento dos peixes e agora estão re-cebendo estas aulas mais avançadas, onde aprendem diversos tipos de pratos culinários, o que vai ge-rar economia para o Balneário Rincão”, fala Picollo.
Para o presidente da colônia, a culinária é fundamental para o desenvolvimento do turismo na regi-ão. “Os turistas que apreciarem a culinária do Rin-cão, vão consumir outros produtos na região, abastecer seus veículos, etc. Isso tudo vai aquecer a nossa economia”, observa.
A Casa do Pescador abrigará centro administrativo, auditório, espaço para ar-mazenamento de pescado, salas para informática, trabalhos artesanais em escama e culinária pesqueira.
Para a obra serão investidos R$ 307.947, 70, provenientes do Governo Federal, através do Ministério da Pesca.
A estrutura de 278 m², lo-calizada no Loteamento Argu, será construída com capacidade de ampliação para um segundo piso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário