O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 27 de junho de 2011

GERAL - Procissão de Corpus Christi sairá do Colégio Cristo Rei

Hoje é feriado de Corpus Christi e a comunidade católica se prepara para a procissão pelas ruas da cidade; neste ano a caminhada passa pela Rua Duque de Caxias, saindo do Colégio Cristo Rei.

(Arquivo/Jornal Içarense)

Na manhã desta quinta-feira, dia 23, os católicos iça-renses vão às ruas para fazer os tradicionais tapetes de Corpus Christis e participar da procissão. Em ca-so de chuva a procissão será cancelada.
Logo cedo, às 6h, famílias, movimentos de bairros e setores pastorais começam a enfeitar as ruas para receber a caminhada de fiéis.
Neste ano, a procissão sai da frente do Colégio Cristo Rei, no Centro, passando pela Rua Duque de Caxias até chegar a Igreja Matriz São Donato. A saída acontece às 10h.
Durante a procissão, serão erguidos altares, onde os fiéis cantarão hinos e farão orações. Na caminhada, lojistas, moradores, pastorais, entre outros grupos e entidades religiosas confeccionarão o tradicional tapete de rua.
Símbolo da procissão, o tapete consiste em um enfeite pela rua com flores, verdes picados, cal, pó de café, areia, entre outros materiais ornamentais, formando imagens e símbolos da religiosidade católica.
“A comunidade se reúne tradicionalmente para a confecção dos tapetes. Os moradores da cada rua costumam combinar para fazerem os enfeites juntos”, explica a secretária da Paróquia São Donato, Fran-ciele Cardoso.
As palavras “Corpus Christi” querem dizer: “Corpo de Cristo” em latim. O feriado de Corpus Christi, no qual os cristãos católicos celebram a presença real de Cristo na Eucaristia, acontece quase todos os anos em datas diferentes, na quinta-feira seguinte ao domingo da San-tíssima Trindade, e esta, a-contece no domingo seguinte ao de Pentecostes.
Nesta data, os católicos também não deixam de par-ticipar da missa.
Segundo informações do Portal da Família, a celebração de Corpus Christi surgiu no Século XIII, na Bélgica. Na época, uma fre-ira chamada Juliana de Mont Cornillon teve a visão de que Jesus pedia uma festa para celebrar o sacramento da Eucaristia. Por is-so, foi organizada uma procissão na cidade onde morava, Liège.
Com o tempo, o costume se espalhou pelo país. E no Século XIV, a comemoração foi transformada num dever canônico pela igreja Católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário