O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 13 de julho de 2011

GERAL - Fumicultores devem entregar embalagens vazias de agrotóxicos

Nesta quarta-feira, as comunidades rurais de Içara continuarão recebendo a coleta itinerante de embalagens de agrotóxico vazias; os fumicultores devem lavar bem os frascos antes de entregar.

(Arquivo/Jornal Içarense)

O Programa de Recebi-mento de Embalagens Vazi-as de Agrotóxicos está per-correndo o Litoral Sul de Santa Catarina desde esta segunda-feira, dia 11.
O recebimento itinerante de embalagens está sendo feito nas principais locali-dades rurais da região, dan-do oportunidade para que os produtores de tabaco de 40 municípios devolvam as embalagens de agrotóxicos vazias e tríplice lavadas.
Em Içara, as comunida-des de Coqueiros e Boa Vis-ta disponibilizaram pontos de coleta nesta terça-feira.
Hoje, dia 13, mais nove localidades rurais do muni-cípio receberão o caminhão itinerante.
Desenvolvido pelo Sindi-cato Interestadual da Indús-tria do Tabaco (SindiTaba-co) e empresas associadas, com a parceria da Associa-ção dos Fumicultores do Brasil (Afubra) e o apoio do Instituto Nacional de Pro-cessamento de Embalagens Vazias (InpEV), o programa pioneiro teve início no ano 2000. Atualmente, percorre 2,3 mil pontos de coleta.
O programa atende deter-minação do Artigo 53, do Decreto 4.074, de 4 de janeiro de 2002, sobre o qual os “u-suários de agrotóxicos e a-fins devem efetuar a devo-lução das embalagens vazi-as e respectivas tampas aos estabelecimentos comercia-is em que foram adquiri-dos”. Os produtores que en-tregam as embalagens trípli-ces lavadas, recebem reci-bos, fundamentais para a-presentação aos órgãos de fiscalização ambiental.

Nenhum comentário:

Postar um comentário