O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

POLÍTICA - Entidades içarenses discutem planejamento industrial

Içara é privilegiada pela localização geográfica, de fácil acesso por ser cortada pela BR-101; políticos e empresários estão preocupados com o desenvolvimento das áreas industriais da cidade.

(Bruna Borges/Jornal Içarense)

A Câmara Municipal de Içara reuniu, na tarde desta quinta-feira, dia 11, representantes de entidades iça-renses preocupados com o desenvolvimento industrial da cidade.
Estiveram presentes no Plenarinho Adão dos Santos Moreira os vereadores André Mazzuchello Juscos-ki, o Polakinho (PSDB); Ita-mar da Silva (PP); Osmar Manoel dos Santos, o Mar-zinho (PP); Joaci Domingos Pereira, o Boca e Dilnei Lima (PMDB).
Os anfitriões receberam o vice-prefeito José Zanolli (PSD), entre outras lideranças do Executivo; além de representantes da Associação de Jovens Empreendedores (AJE), Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Associação Comercial e Industrial de Içara (ACII), Unisul, Sindlojas, e outras.
Assuntos como parque industrial, Plano Diretor, capacitação profissional e infraestrutura estiveram na pauta de discussões.
O empresário Sandro Se-rafim, da Unisul, refletiu so-bre a necessidade de Içara ter um foco de atuação na indústria. “Vamos disponi-bilizar áreas para um certo número de indústrias. Mas, que tipo de empresas queremos na cidade?”, questionou Serafim.
Para o presidente da AJE, Filipe Pavei, a mão-de-obra em Içara ainda é escassa e falta profissionalismo.
O vereador Marzinho lembrou que Içara tem um grande potencial para indústria. “Temos cinco viadutos de fácil acesso à BR-101”, enfatizou.
Para o vice-prefeito, os empresários estão querendo tirar proveito do que Içara tem, comprando terras para explorar. Por isso, é preciso planejar a localização das indústrias urgentemente. “O que tem faltado é atitude”, exclamou Zanolli.
A dificuldade das empresas encontrarem mão-de-obra qualificada também foi observada pelo membro do Comitê Gestor da Administração Municipal, Gil-mar Bonifácio. O gestor pediu a união dos grupos que estão trabalhando para planejar o futuro do município. “Várias frentes estão sendo criadas: Plano Diretor, planejamento estratégico, Instituto Içara 50 Anos, etc. É preciso unir estes grupos, para caminharem juntos por um resultado comum”.
O presidente da CDL sugeriu um fórum debate, com duração de uma manhã inteira, para que o grande grupo defina os primeiros passos para o planejamento industrial.
Dentro da mesma linha de raciocínio, Serafim propôs o Fórum de Desenvolvimento Permanente, grupo de entidades que deverá prestar contas regularmente de suas ações.
Ao final das colocações, o presidente da Câmara, Polakinho, disse que a reunião valeu muito e que o Legislativo vai agendar uma data para realização do fórum.

Nenhum comentário:

Postar um comentário