O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Geral: Comissão Pró-Saúde quer que prefeitura assuma Pronto Socorro

Um grupo de içarenses descontentes com o atendimento no Hospital São Donato (HSD) formou uma comissão para cobrar providências das autoridades políticas e direção do hospital.
(Foto: Maso Nyetto)
A Comissão Pró-Saúde de Içara (CPSI-14 de abril) composta por içarenses preocupados com a saúde no município, avalia que a alternativa ideal para que o Pronto Socorro do Hospital São Donato funcione bem, é a transferência da responsabilidade para a Administração Municipal.
Para isso, o grupo está tentando, há mais de um mês, agendar uma reunião com o prefeito Gentil da Luz. “A secretária do prefeito só diz que vai nos ligar e nunca liga”, reclamou o presidente da comissão, Valdemar Manoel Felício.
A secretária de gabinete, Vanusa Fernandes, por sua vez, disse que está tentando marcar uma data para o encontro e que ainda não foi possível.
Devido à falta de resposta do prefeito, o grupo foi até a promotoria da Comarca de Içara, no dia 29 de agosto, para relatar os problemas no Pronto Socorro, que são a falta de pediatra e de uma enfermeira padrão para orientar as pessoas enquanto esperam pelo atendimento médico.
“Queremos, além disso, que a prefeitura assuma o Pronto Socorro. O SUS repassa dinheiro para 1.440 atendimentos, mas o hospital está fazendo cerca de 6 mil. A despesa deve ser de responsabilidade da prefeitura”, pontuou Felício.
A reportagem do Jornal Içarense tentou contato com Gentil da Luz na segunda-feira e ontem, mas não obteve sucesso.

Hospital São Donato pode ir a leilão novamente

O presidente do Hospital São Donato, Acirton Costa, usou e espaço no Horário Político da sessão da Câmara Municipal desta segunda-feira, dia 5, para falar sobre a entidade.
De acordo com Costa, a reunião que era para ter acontecido com o prefeito nesta segunda-feira, para tratar da permanência como presidente da instituição, não aconteceu. O encontro vai ser nesta quarta-feira, dia 7, às 9h. “Muitos dizem que os políticos atrapalham o hospital. Quem diz isto é ‘maria vai com as outras’. Outros hospitais que não têm políticos na gestão estão passando pela mesma situação”, reclamou o vereador.
Costa disse ainda que foi indicado ao cargo pelo prefeito e se o prefeito achar que ele deve sair, sai “sem problema nenhum”. “Devo lealdade ao prefeito e aos vereadores. Não vamos entregar o hospital quebrado e falido. Tenho apoio dos vereadores, do prefeito, da direção e dos funcionários”, afirmou o presidente.
Costa explicou que a instituição tem parcelas vencidas da dívida com o INSS. “Estão vencidas as parcelas de R$ 33 mil de julho e agosto. Se vencer a de 30 de setembro, o hospital pode ser leiloado. Mas, não vamos permitir”, garantiu.
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário