O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 7 de setembro de 2011

Variedades: Paróquia São Donato acolhe Padre Orlando Cechinel

(Foto Divulgação)
A Paróquia São Donato se despediu do Padre Marcos Rech e recebeu o Padre Orlando Cechinel; a missa de acolhida aconteceu domingo; o administrador paroquial veio de Morro da Fumaça.

Depois de seis anos de permanência do Padre Marcos Rech na Paróquia São Donato, a Diocese de Criciúma decidiu fazer a transferência de párocos entre duas paróquias das comarcas de Urussanga e Criciúma, no último final de semana.
Padre Marcos foi enviado para a Paróquia São Roque, de Morro da Fumaça (Comarca de Urussanga), onde foi recebido com missa no sábado, dia 3.
Já a Paróquia São Donato acolheu no domingo, dia 4, às 19h, um novo sacerdote para atuar junto ao vigário, Padre José Benjamin Cipriano, o Padre Zezinho.
Assumiu como administrador paroquial, o Padre Orlando Cechinel, que permaneceu nos últimos 12 anos como pároco na Paróquia São Roque, em Morro da Fumaça. Segundo o bispo da Diocese de Criciúma, Dom Jacinto Inacio Flach, a transferência de padres no meio do ano é comum em muitas das 10 dioceses do Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), que compreende todo o Estado de Santa Catarina.
As próximas transferências podem ocorrer no mês de dezembro de 2011.
Padre Orlando assumiu interinamente a paróquia como administrador paroquial até que seja nomeado novo pároco, devido à saída de Padre Marcos.
“Vou ficar como administrador por tempo indeterminado. Na verdade vou fazer tudo que um pároco faz. Mas, será temporário, conforme o bispo determinou. Tenho certeza que ele vai olhar com carinho para a Paróquia São Donato. Quero sempre trabalhar em nome da igreja e colaborar com ela”, ressaltou o padre.
O novo pároco elogiou a missa da acolhida. “Foi muito boa, com bastante gente. O Padre Antônio Mendes fez o acolhimento, representando o bispo. O povo aqui é muito acolhedor. Quero dar continuidade ao trabalho que vinha sendo feito, respeitando as lideranças e sendo amigo das pessoas”, enfatizou.
Na Paróquia São Donato, criada há quase 61 anos, já passaram os seguintes padres: Boleslau Smielevski (1951 -1956); Bernardo Junkes (1956-1990); Silvestre Fhilippi (1990), sendo substituido por Vanderlei Tezza por motivos de doença em meados do mesmo ano; Oscar Paulo Piestch (1991-2005); Marcos Rech (2005-2011). Também outros padres passaram como vigários e auxiliares.

Orlando Cechinel é pároco da Paróquia São Roque de Morro da Fumaça desde o ano 2000. Filho de Antônio e Tereza Cechinel, nasceu no dia 13 de junho de 1950, em Cocal do Sul. Na Igreja Matriz de Cocal do Sul foi ordenado sacerdote no dia 3 de julho de 1982, realizando a primeira missa no dia seguinte, também na terra natal. Em 29 anos de ministério presbiteral, Padre Orlando já passou pelas paróquias de Urussanga, Treze de Maio, Pedras Grandes, Próspera e Morro da Fumaça.
.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário