O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 24 de setembro de 2011

Política: Carpes e Gabriel retornam oficialmente nesta sexta-feira

No caso das cédulas marcadas na Câmara, não houve absolvição ou condenação de ninguém até o momento; o retorno dos presidentes aconteceu devido ao término da instrução processual.

ARQUIVO/JI
Gabriel e Carpes foram afastados para não prejudicar a colheira de provas
Após o juiz da 2ª Vara da Comarca de Içara, Sérgio Renato Domingos, ter comunicado, quinta-feira, dia 22, que os presidentes da Câmara Municipal e da Cooperaliança, poderiam retornar aos cargos; a volta aconteceu oficialmente na tarde de sexta-feira, dia 23.
Darlan Bitencourt Carpes e Pedro Deonízio Gabriel receberam os documentos comprovando a decisão do juiz e retornaram aos postos, depois de ficarem afastados por quase dois meses, por serem acusados de constrangi-mento ilegal, falsificação de documento público, prevaricação e advocacia administrativa, no caso das cédulas marcadas na Câmara Municipal.
O retorno aconteceu de-vido ao encerramento da instrução criminal, ou seja, fase do procedimento penal na qual se produzem as provas tendentes ao julgamento final do pro-cesso. “Considerando que decisão que decretou o a-fastamento dos acusados de seus cargos até o encerramento da instrução criminal, verifica-se que a mesma perdeu seus efeitos”, decretou Domingos.
Agora o processo encontra-se na 2ª Promotoria de Justiça da Comarca de Iça-ra, para que o Ministério Público faça as alegações finais. A defesa também fa-rá o mesmo e, depois, o pro-cesso segue para sentença.
O responsável pela sentença, entretanto, não deve-rá ser o juiz Sérgio Renato Domingos, isto por que ele aguarda a publicação da promoção que vai transferi-lo para outra comarca.
O mesmo caso acontece com o promotor Henrique da Rosa Ziesemer, que deixa a comarca em razão de ascensão na carreira.
A expectativa é que em algumas semanas outro promotor assuma como titular, e até o preenchimento da vaga, a comarca será atendida em regime de substituição.
O presidente da Cooperaliança, Pedro Deonízio Gabriel, não atendeu às tentativas de contato telefônico feitas pela reportagem do Jornal Içarense nesta sexta-feira. Mas, no dia da audiência em que foi interrogado, quarta-feira, 21, Gabriel comentou que seu retorno era necessário para o bom encaminhamento dos trabalhos da cooperativa. “O vice Jorge Rodrigues está apenas tomando as providência necessárias até o meu retorno”, disse, sobre as medidas adota-das, como pagamento de dívidas e demissões.
O presidente da Câmara Municipal, Darlan Bitencourt Carpes também não a-tendeu o celular. Segundo a assessoria de imprensa do Legislativo, ofício comunicando a extinção da medida cautelar, que havia afastado o vereador da presidência, foi entregue na secretaria geral da Casa na tarde de ontem.
Desde o dia 28 de julho, Carpes foi substituído pelo vice-presidente da Câmara, André Mazzuchello Jucoski, o Polakinho; e Gabriel pelo vice-presidente Jorge Rodrigues.

.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário