O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 16 de novembro de 2011

Variedades: Livro Além dos Trilhos do Trem será lançado em 30 de dezembro

O livro que conta a história dos 50 anos de Içara já está pronto; o lançamento acontece no dia 30 de dezembro, aniversário da cidade, junto com outras ações comemorativas do cinquentenário.

O livro Além dos Trilhos do Trem – 50 Anos de Emancipação Política de Içara, da escritora içarense Maria de Fátima Silveira Pavei, já está pronto.
A publicação será lançada junto à festa de 50 anos da cidade, no dia 30 de dezembro, às 20h, na Fundação Assistencial de Içara (FAI). “Eu e o prefeito Gentil da Luz decidimos lançar o livro neste dia por ser uma data histórica para a cidade, quando completa 50 anos”, comenta Fátima.
A escritora destaca que o prefácio do livro foi escrito “pelo maior historiador de Santa Catarina”, Jali Meirinho. “É uma alegria enorme receber a opinião de alguém que já leu o livro”, ressalta Fátima.

Sobre o livro Além dos Trilhos do Trem, por Jali Meirinho

Cronista do cotidiano, daquilo que pulsa na vida da sua cidade, a autora, comporta-se como uma historiadora apaixonada pelo ofício, procurou reunir fragmentos constitutivos para uma história local, no caso a história do município de Içara. Dentre os gêneros da História, este é o que oferece as contribuições mais substantivas para o conhecimento da história regional [...]. Este livro, de Maria de Fátima Silveira Pavei, enfeixa elementos para os estudiosos do futuro produzirem novas conclusões da relevância da história do município. Reuniu a documentação original, marco da emancipação municipal. Cuidou do registro biográfico dos administradores [...]. A cultura local mereceu atenção da poetisa e cronista, aditando importantes tópicos de referência sobre o envolvimento dos içarenses nas manifestações artísticas, literárias, religiosas e na preservação dos seus bens culturais. Destacou seus clubes, suas igrejas, seus museus, a Fundação Assistencial, a Academia Içarense de Letras, a Associação Empresarial de Içara, Feira do Livro, entre outros. Com o título Segredos e Emoções das 55 comunidades do município de Içara a Autora reúne o que de mais relevante este livro nos oferece. [...]. Garimpou depoimentos, testemunhos, lembranças, observações individuais, narrando os momentos mais significativos [...] Ela mesma define: É um desafio contar a história dos içarenses, percorrendo cada cantinho da terra, ouvir as histórias de vida destas pessoas, às vezes felizes e outras entristecidas dentro de seus casulos. As centenas de fotos compondo o volume, ilustrando a narrativa e vivenciando os fatos, valorizam o estudo em seus diversificados enfoques. [...].


.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário