O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sexta-feira, 3 de outubro de 2008

Polícia: PC pega o primeiro suspeito do atentado de bombas caseiras

Os culpados pelas bombas atiradas em residências na última terça-feira já começaram a aparecer. Diego Réus, 23 anos, foi detido na manhã de ontem em sua casa, no Bairro Aurora, com diversos artefatos que o incriminam: touca ninja, estilingue, rojões, correntes, fogos de artifício, além de uma bomba caseira já preparada para o uso.
Segundo Alfeu Orben, Delegado da Polícia Civil de Içara, as informações que a polícia tinha são de que Diego estaria produzindo as bombas caseiras e ajudando a atirar em alvos previamente escolhidos. "Em declarações informais, na hora em que chegamos a casa dele, o suspeito afirmou que as bombas eram usadas apenas para amedrontar os cabos eleitorais, e não os machucar. Além disso, confirmou que produzia os artefatos por mando de outras pessoas", confirma o delegado de Içara.
Contudo, em depoimento oficial, Reús negou participação nos crimes e disse que todos os objetos que tinha em casa eram apenas para defesa pessoal.
A investigação
De acordo com o delegado, estas provas irão agora para a perícia técnica, para que se verifique se são do mesmo tipo das encontradas nas residências onde ocorreram os atentados.
Durante as investigações, três nomes foram levantados, entre eles o de Diego. "Os outros ainda estão sendo investigados, por isso não quero divulgá-los", explica.
Segundo ele, assim que a Polícia Civil encaminhou o pedido de busca e apreensão para estas três casas, o juiz já os deferiu e a operação foi organizada. "Além da casa de Reús, nós fomos a outras três, mas apenas na dele e em outra encontramos objetos suspeitos", relata.
Em outra residência, no bairro Pedreiras, foram apreendidos uma arma antiga de calibre 765, outra de brinquedo e um canivete. Na terceira casa, no bairro Primeiro de Maio, nada foi encontrado. O delegado suspeita de que estes últimos tiveram informações de que estariam sendo investigados e retiraram as provas. Diego vai responder em liberdade. Ele já responde por homicídio e furto.
As bombas caseiras
A produção das bombas estava sendo realizada com fogos de artifício. "Eles tiram as varetas dos foguetes e incrementam com outros objetos, como chumbo, para dar força", explica o delegado.
Restos de bombas com estas características foram encontrados nos bairros Jardim Silvana e Vila Nova, onde ocorreram os atentados de terça-feira.
De acordo com o delegado, se forem jogadas perto de alguém, estas armas podem ferir gravemente e até matar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário