O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 3 de dezembro de 2008

Edição 1.522 - Política: Cartório Eleitoral aponta fraude na prestação de contas de Gentil da Luz

A tentativa dos advogados da coligação "Por uma Içara Mais Humana", de regularizar as contas do prefeito eleito Gentil Dory da Luz, que a principio teve parecer de irregularidade, também não teve sucesso. Segundo o chefe interino do cartório eleitoral de Içara, Marco Aurélio Fevereiro, os advogados apresentaram recibos irregulares para justificar a falta dos reais comprovantes. "Os recibos entregues, ao serem apurados, constatava-se que pertenciam originalmente a candidatos a vereadores, o que implica em grave fraude nas prestações de contas", alega Fevereiro.
No item XXIII da página 236 do parecer do chefe eleitoral, ele acrescenta: "Um fato digno de atenção, a reforçar a conclusão de indícios de fraude na prestação de contas, reside no fato que os recibos eleitorais apresentados, por certo com o escopo de superar o relatório conclusivo de desaprovação das contas, originariamente foram entregues aos candidatos Eliana Jucoski, Rodrigo Freitas, Jucemar Simão, Louizze Kelli, Adair de Souza, Laudelino Calegari, Tomas Manoel Cardoso e Airton Valvito Ferreira", completa.
Em contrapartida, o advogado do PMDB, Paulo Preiss, afirma que as irregularidades apontadas pelo Cartório Eleitoral são mínimas e fáceis de serem sanadas. "O parecer do analista judiciário trata-se de um equívoco, pois ele não e-xaminou as contas do comitê financeiro e sim do prefeito e vamos provar isso na nossa defesa", finaliza o advogado.
O chefe interino, por sua vez, ainda contrapõe a defesa. "Não tenho a intenção de polemizar com o advogado em questão, mas considero não ter havido qualquer equívoco no parecer. Os processos do comitê financeiro e dos candidatos não trazem nenhuma relação entre si. Juridicamente, é possível aprovar a prestação de contas do comitê financeiro e rejeitar as dos candidatos, ou vice-versa. De qualquer modo, o parecer se destina a subsidiar o Ministério Pú-blico e o Juiz Eleitoral quanto à regularidade ou não das contas apresentadas", finaliza o analista judiciário.

2 comentários:

Anônimo disse...

Gentil: A casa caiu.....

Anônimo disse...

esperamos que não demorem na prestação de contas !!!!1
Mais demora,mais tempo para "ajeitar" as coisas.
é um padrão dos políticos.
té logo

tchê

Postar um comentário