O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 28 de fevereiro de 2009

VARIEDADES - Não é só um corpinho bonito, Içara também é Cultura

Março não promete apenas a grande final do Garota Verão para Içara, a Casa da Cultura também está recheada de projetos e expectativas para o primeiro semestre deste ano.

Finalmente Içara sediará a final do concurso de beleza Garota Verão 2009 de Santa Catarina, durante a segunda semana de março, mas não pára por aí. A cultura içarense da mesma forma será destacada no município, com eventos produzidos pela Casa da Cultura e pela Secretaria da Educação, com apoio da Prefeitura.

Entre os dias 17 e 26 de março, haverá uma exposição de fotos de Elias Zilli, sobre os Colonizadores Italianos de Içara. O acontecimento será prestigiado pelos alunos das escolas de região, além da própria comunidade içarense, que, desde já, está convidada.

A abertura, no primeiro dia, será marcada com um bate-papo entre o fotógrafo e o público presente, acerca das fotos e da imigração italiana em Içara.

Já na próxima segunda-feira, dia 2 de março, ocorrerá a reunião do NEA (Núcleo de Estudos Açorianos), na Reitoria da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), que definirá a cidade que vai abrigar a 16ª AÇUR (Festa da Cultura Açoriana).

De acordo com a chefe do departamento de cultura de Içara, Sanete Monteiro Dagostin, é um evento de nível estadual, o qual será pleiteado por várias cidades litorâneas do estado catarinense, tais como Florianópolis, São Francisco do Sul, Palhoça e até mesmo Criciúma, que também é de colonização açoriana.

Sanete irá com a coordenadora do departamento de cultura, Lilian Rosane Philippi, que juntas tentarão requerer o evento para Içara neste ano.

No dia 17 de maio, o Grupo Afro Chico Rosa promove a Festa Anual da Etnia Negra, a qual começará com a celebração na Paróquia de São Donato, no centro de Içara. Em seguida, haverá almoço, distribuição de convites, café à tarde, além de várias apresentações artísticas, pelas quais os grupos serão presenteados com troféus do evento.

Além desses, a Casa da Cultura ainda tem vários projetos a serem aprovados pela Prefeitura, como oficinas de teatro, música, Street Dance, pintura em tela e em tecido, além do curso profissionalizante de Informática (apenas para maiores de 16 anos).

Enquanto isso, as inscrições para as aulas de balé clássico estão abertas até a primeira semana de março (informações pelo telefone 3432-5847, das 8h às 17h).

Foto: Djonatha Geremias (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

2 comentários:

gastronomia italiana disse...

ei minha na fotooooooooo



o nome dela e gloria a de azul

"Blog Jornal Içarense Diário" disse...

Sua o que? :)

A Glória é muito simpática.


Abraço
A Redação

Postar um comentário