O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

sábado, 25 de abril de 2009

POLÍTICA - Demitidos da Afasi aceitam redução de 10 % na rescisão

A decisão foi tomada no final da tarde de ontem numa reunião entre os vereadores, representantes do Sindiserpi e o prefeito Gentil da Luz. A rescisão será paga de 15 a 30 parcelas.

O impasse da não votação dos projetos na Câmara, que diz respeito ao redutor de 30% imposto pela prefeitura na rescisão dos demitidos da Afasi, teve mais um capítulo ontem.

Depois de cerca de três horas de muita discussão, os vereadores e os demitidos da Afasi aceitaram a proposta da Administração Municipal de Içara. As rescisões serão pagas de 15 até 30 parcelas com um redutor de 10%.

O parcelamento será conforme o valor da rescisão. Quem ganha menos receberá em mais rápido. A proposta anterior era de pagamento em 10 parcelas com um redutor de 30%.

Pela experiência em negociações a participação da advogada Edna da Silva Benedet, presidente do Sindserpi, foi de extrema importância para que o acordo fosse firmado.

Na avaliação do prefeito, Gentil Dory da Luz, o diálogo e consenso foi melhor para todas as partes.

Os comentários dos vereadores foram antes do acordo.

Confira a opinião dos vereadores de oposição e de situação:

Joaci Pereira (PP): “Tudo que esperamos nesse momento é que o prefeito cumpra com o que foi combinado, afinal a culpa é dele que demitiu o pessoal. Caso não haja proposta a bancada vai decidir o que será feito”.

Antônio de Mello (PMDB): “Sou a favor de que seja pago para a Afasi aquilo que foi acordado. Porém, os vereadores têm uma função e não deve fugir desta. A nossa obrigação é apenas aprovar ou não os projetos”.

Geraldo Baldissera (PDT): “Esses projetos precisam ser votados senão Içara sairá perdendo. Os vereadores de oposição não podem querer resolver as coisas dessa forma. Isso é chantagem e existem outras formas de resolução”.

Jurê Bortolon (PMDB): “A Câmara tem que legislar para a comunidade e não para apenas um seguimento. Trancar as pautas não é solução, afinal crianças carentes deixarão de receber merenda, isso é inadmissível”.

Darlan Carpes (PP): “Como vamos votar em ou-tros projetos sabendo que, lá na frente, o prefeito, pode não cumprir com o combinado? Essa foi a maneira que encontramos para fazer Gentil cumprir com a palavra”.

Neuzi Berto (DEM): “O pessoal da ex-Afasi deve receber os pagamentos. Contudo esse problema não pode interferir nas pautas. Sou a favor dos demitidos, mas contra a forma como estão querendo resolver o problema”.

Acirton Costa (PMDB): “Como não foi colocado o redutor na época da negociação fui contrário na rescisão dos demitidos. Mas não sou favorável ao trancamento da pauta, pois prejudica o desenvolvimento da cidade”.

André Mazzuchello Jucoski (PSDB): “Sou solidário aos ex-funcionários da Afasi, mas vejo que outras pessoas estão sendo prejudicadas. Nos próximos dias me reunirei com o partido para definir o que será feito”.

Itamar da Silva (PP): “A culpa da não-votação desses projetos não é nossa é do prefeito. Até aqui nós votamos em todos os projetos e nunca prejudicamos o município. O que que queremos é que Gentil cumpra com sua palavra”.

Osmar dos Santos (PP): “A população tem que provar isso do Executivo. Até aqui, nada do que pedimos a Gentil ele passou. Se o próprio Tribunal de Contas dis que não existe esse redutor, não há mais discussão”.

Foto: Kelley Alves (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário