O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 2 de julho de 2009

ESPAÇO LIVRE - Plano Diretor é discutido com a comunidade içarense

Iniciou nesta terça-feira, a série de 10 oficinas comunitárias programadas pela Administração Municipal de Içara, através da Secretaria de Planejamento, para discutir o Plano Diretor com a comunidade. A primeira reunião foi realizada no centro comunitário do Presidente Vargas. E quarta-feira aconteceram reuniões nos Bairros Boa Vista; Santa Cruz e Esplanada. Os encontros foram dirigidos pelo secretário Municipal de Planejamento, Diego Vittorassi, e pela Coordenadora do PD de Içara, Yona Brescianini, representante Consorcio Hardt Engemin, empresa responsável pelo Plano.

Com a participaçãoda comunidade por onde a equipe da PMI tem passado “o saldo é bastante positivo”, declarou Vittorassi explicando que as oficinas antecedem as Audiências Públicas, que devem ser realizadas no segundo semestre de 2009, e tem como objetivo fazer explanação sobre o Plano Diretor.

“Nestas reuniões a comunidade tem oportunidade de esclarecer dúvidas e elencar as necessidades de cada local”, explica acrescentando que o PD é um processo de discussão pública “que analisa e avalia a cidade que temos para depois formular a cidade que queremos. Assim, a Administração Municipal de Içara em conjunto com a sociedade busca direcionar a forma de crescimento conforme a visão de uma cidade coletivamente construída, tendo sempre como prioridade a qualidade de vida”.

Segundo Yona, grandes cidades como Curitiba e Brasília tornaram-se referência em planejamento “em função da antecipada fixação do Plano Diretor. É importante esclarecer que o Plano Diretor não serve para tratar de problemas como buracos nas estradas e sim para orientar o crescimento e funcionamento do município”.

Ezio Brunel, ministro e coordenador da igreja católica, morador do Bairro Demboski, salientou a importância desta iniciativa da Administração Municipal em chamar a comunidade para um maior envolvimento nos assuntos relacionados à cidade e agradeceu a oportunidade de participar das ações que ajudem a cidade a crescer.
Também estiveram presentes nas reuniões o Secretário de Agricultura, Silvio Viana, o Procurador do Município, Walterney Réus, os vereadores Geraldo Baldissera e Antonio de Mello, o Presidente da ACII, Adalberto Pizetti, o fotógrafo Gilmar Bonifácio (Axé), o Presidente do CDL, Jader Ednei de Souza, o coordenador da Unisu, campus de Içara, Sandro Serafim, e lideranças comunitárias.

O Plano Diretor de Içara é uma lei municipal que estabelece diretrizes para a ocupação da cidade. Ele deve identificar e analisar as características físicas, as atividades predominantes, as vocações, os problemas e as potencialidades, através de um conjunto de regras básicas. É um processo de discussão pública.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário