O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 6 de agosto de 2009

POLÍTICA - PT diz que AM incetiva prática do clientelismo

Sexta-feira, o encontro será sobre a SC-444 com o secretário Estadual do Deinfra, Mauro Mariani, e no dia 6 de agosto, é a vez do gerente do Dnit, Avanir de Sá, esclarecer como anda a duplicação.

O comando do Partido dos Trabalhadores de Içara critica o programa de incentivo ao pequeno agricultor com benefício de horas máquinas a serem utilizadas no preparo da terra para o plantio, disponibilizado pela Administração Municipal, através da Secretaria da Agricultura.

Ao contrário do que diz o secretário Silvio Viana, de que a ação é de extrema importância para o agricultor que possui até dez hectares de terra e não tem maquinário para realizar o serviço, a presidente do PT, Maria Canever da Silva, afirma que o projeto demonstra a fragilidade e o tipo de política inovadora que vem sendo desenvolvida no município, primando pelo clientelismo e favorecimentos.

Ela concorda que é de fundamental importância que os agricultores tenham uma patrulha mecanizada, isto não é favor, é direito. Mas precisa também de políticas voltadas para agregação de valores aos produtos, de garantias de preços, comercialização, incentivo a agroindustria, criação do abatedouro. “Esses são alguns exemplos de ações que irão trazer desenvolvimento aos nossos trabalhadores”.

A petista acrescenta que o Governo Federal tem programas de Desenvolvimento Rural e Agronegócios para apoiar iniciativas e projetos voltados à melhoria da infra-estrutura e logistica da produção agropecuária, o fomento da agroindústria e o acesso a informações e inovações tecnológicas. Lembra que há Programas de apoio ao Pequeno e Médio Produtor Agropecuário, Programa de Assistência Técnica e Desenvolvimento Rural na Agricultura Familiar, além do Pronaf e do Garantia Safra.

Estes programas visam fortalecer a Agricultura Familiar e atende desde a compra de maquinários, equipamentos, capacitação de mão de obras, melhoramentos tecnológicos, garantia da safra, até apoiar a organização das cadeias produtivas formando redes de negócios, tansferência de tecnologias e fortalecimento da governança. “Mas, como diz o Presidente Lula, precisa de projetos, bons projetos, e Içara poderia fazer isso”, finaliza Maria Canever.

Fotos: Miguel Nietto (Jornal Içarense)
Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário