O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quarta-feira, 2 de setembro de 2009

DISTRITO - Chapa de consenso nas eleições do Rincão não é unanimidade

Critérios para a definição da chapa de consenso no Rincão gera polêmica e dificulta entendimento entre os partidos. Jurê não abre mão da vaga do PMDB na candidatura à prefeito.

Assim que o Ministro Marco Aurélio de Mello pediu arquivamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (Adin) 3097 que impedia a efetivação da emancipação do Balneário Rincão, lideranças políticas passaram a defender a formação de uma chapa de consenso entre os partidos do distrito.

Essa conciliação beneficiaria a estruturação do novo município e permitiria o estabelecimento de uma Adminstração Municipal multipartidária em função do objetivo comum de desenvolvimento das potencialidades turísticas do balneário, desejo que todas as siglas partidárias e, primordialmente, a população rinconense e de toda a Região Sul do Estado prioriza.

Segundo o ex-vereador presidente da comissão pró-emancipação, Jairo Celoy Custódio (PMDB), as conversas sobre o consenso ainda estão nos bastidores e não houve reunião com qualquer partido em busca desse entendimento. “Até agora só conversas de bodega, pois estamos aguardando a publicação no Diário Oficial para então iniciar as discussões”, enfatiza.

As negociações não serão fáceis, há discordância entre os partidos quanto aos critérios para a escolha dos candidatos à prefeito e à vice-prefeito. O certo é que cada grupo político, uma vez confirmada a emancipação do Balneário Rincão, almeja ter o Poder Executivo para si.

Exemplo claro disso é o posicionamento do vereador peemedebista, Jurê Bortolon. “Sou a favor da chapa de consenso apenas se o candidato a prefeito for do PMDB. Porque somos o maior partido no Distrito”, afirma com convicção o representante rinconense no legislativo.

Bortolon não entrega se sairá candidato à prefeitura do novo município, porém o consenso, para ele, é a formação de uma chapa cujos candidatos sejam: prefeito peemedebista e vice-prefeito escolhido por consulta popular dentre os demais partidos.

“Essa questão já ventilava em 2003 no início do processo de emancipação. Vou ajudar a administrar o novo município, mas já tenho o meu mandato co-mo vereador, temos grandes lideranças no balneário. Os rinconenses podem contar com pessoas que vão fazer do Rincão uma grande cidade”, finaliza.

Participe: Deixe abaixo o seu comentário, sua opinião.

Nenhum comentário:

Postar um comentário