O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

GERAL - Crianças aprendem história de Içara em Projeto Cultural

Locomotiva de Flores visa o resgate da história de Içara, atrelada ao advento da ferrovia no sul de Santa Catarina e as transformações sociais e econômicas produzidas no município.



Abertura da primeira edição do Projeto Locomotiva de Flores quarta-feira, 14, no Museu Ferroviário Anselmo Cargnin, em Içara, objetiva resgate da história local ligada à “Maria Fumaça” e desenvolvimento sócio-econômico. Até o dia 16 de outubro serão expostos trabalhos, realizados pelos alunos, musicais e teatro sobre o tema.
A iniciativa é da Coordenação de Museus do município em parceria com os Petis (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil) dos bairros Esplanada, Jaqueline e Pedreiras, Administração de Içara, Secretária de Educação e Casa de Cultura. É parte da atividade nacional “Primavera nos Museus”, do Ibraim (Instituto Brasileiro de Museus).
Segundo a coordenadora de Museus do município, Sanete Monteiro Da-gostim, “visa-se conscientização das crianças para que saibam que museu não é depósito (é uma escola a parte) e que o nosso filhote faça parte do calendário nacional”, comenta
“Com o Projeto Locomotiva de Flores o Museu pode ser abordado como espaço educativo para trabalhar a história de Içara. Enquanto história, nós somos os sujeitos e se não nos sentirmos assim não a construiremos”, teorizou a historiadora estagiária da Casa da Cultura, Alanna Fernandes Duarte.
Para o prefeito Gentil Dory da Luz “um povo sem história é um amontoado de gente, não se pode falar do muncicípio sem mencionar ferrovia e trem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário