O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

POLÍTICA - Acúmulo de cargos na Gestão de Içara provoca inacessibilidade

Alguns secretários e dirigentes de órgãos e setores importantes do município de Içara acumu-lam várias funções o que gera inacessiblidade e diminuição da qualidade dos serviços públicos.

Desde que assumiu a Administração Municipal de Içara, há quase 10 meses, o prefeito, Gentil Dory da Luz (PMDB), não nomeou oficialmente a pasta de governo. Muitos dos se-cretários são interinos e alguns respondem por mais de uma Secretaria ou função na gestão.
O problema agrava-se com a inacessibilidade de alguns dirigentes. Esse fato é alvo de reclamação e críticas da Câmara de Vereadores de Içara, cujos legisladores constantemente relatam a dificuldade e a reinvindicação é também da população.
Um dos exemplos que melhor caracterizam a situação é a do sub-prefeito do Balneário Rincão e Secretário de Obras e Serviços Urbanos (interino), José Eloir do Nascimento. Ele não foi encontrado para falar sobre o assunto, contudo nas semanas anteriores o mesmo problema já era detectado.
O Jornal Içarense (JI) tentou falar com ele na Sub-prefeitura do Rincão, onde ele deveria atender no período da manhã, mas segundo a secretária ele já havia saído. Ela disse que o secretário esteve lá entre 7h30min e 9h e não mais retornaria, tentamos o contato às 9h30min.
O celular de Nascimento ou está desligado ou não é atendido; já na Secretaria de Obras à tarde ele também não se encontrava e a secretária mais uma vez deve ter anotado o pedido de retorno de ligação do JI, o que não aconteceu novamente.
Outros casos de acúmu-los de função/cargo na A-dministração Municipal são o vice-prefeito, presidente da Samae e secretário de Indústria e Comércio, Zosé Zanolli e o Procurador Geral do Município, presidente interino da Fundai e da Defesa Civil, Walterney Ângelo Réus.
Réus declarou que a atribuição de vários cargos a uma só pessoa se dá pelo fato do município estar quebrado e, deste modo, precisa trabalhar com o possível. “A própria definição demonstra que ao acumular funções não se rende 100% daquilo que poderia oferecer”, teorizou. Quanto às críticas que tem recebido dos vereadores ele diz que é obrigação deles fiscalizar, mas não tem acompanhado as observações dos parlamentares nas sessões da Câmara de Içara.
Questionado sobre a influência de se cumular cargos na acessibilidade, ou contrário disso, dos secretários, gestores e demais dirigentes públicos Réus argumenta: “Tenho atendido a todos que me procuram, seja da imprensa ou sobre qualquer outra questão”, finaliza.
Até o fechamento desta edição não foi possível falar com Zanolli.
O Prefeito de Içara afirmou que todos os representantes de pastas no município têm formação acadêmica e que ter mais de um cargo não é problema. “Só ajuda, porque estamos lincando as àreas e isso contribue na realização dos trabalhos”, declarou.
Ele revelou ainda que a situação persistirá até o final do ano, visto que a preocupação é manter salários em dia e pagar o décimo terceiro regularmente.
“Estamos passando por um deserto, devido às dificuldades financeiras a tendência é reduzir ainda ma-is o quadro de funcionários”, enfatizou.
Com relação aos secretários que não atendem celulares, mantém-os desligados ou não são encontrados nos seus respectivos locais de trabalho admite ser contrário, pois entende que as pessoas do serviço público precisam estar disponíveis 24 horas por dia.
“Telefone é feito para ser atendido. O José Eloir está tendo uma grande oportunidade, dada por mim enquanto prefeito. O tempo vai mostrar que ele está errado. A inacessibilidade é algo que não concordo e pela qual chamo atenção dos secretários”, finalizou referindo-se explicitamente ao sub-prefeito do Balneário Rincão.

Nenhum comentário:

Postar um comentário