O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 15 de outubro de 2009

VARIEDADES - Professores especiais para alunos especiais

O Dia do Professor é uma data para se demonstrar carinho e gratidão pelo profissional que se dedica à formação do cidadão de maneira integral; sem olhar crença, cor ou classe social.



Quem visita a Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Içara percebe logo na entrada que é uma “Escola Especial de Sonho Dourado”. Um observador, mais aguçado, concluirá que acreditando nos alunos a Apae permiti-lhes esse sonhar especial. Responsáveis por esse trabalho são os professores; porque para educandos especiais profissionais também “excepcionais”. Que merecem um feliz Dia do Professor, 15 de outubro.
São mais do que docentes, são educadores diferenciados que se adaptam a necessidades individuais e integram as possibilidades coletivas. Eles aprendem com a diferença na Educação Especial.
Prova disso são os depoimentos dos seus alunos, amor é a palavra predileta para definir o que sentem pelos professores. “Minha professora é muito boa, cuida da gente. Ela é muito bonita”, declarou Silvia Gonçalves, da turma da docente Claudete André Vitório.
Já Jean Ademar Pedroso, aluno da educadora Andréia Domingos Henrique, elogia: “A minha é ótima e maravilhosa. Boa mãe e boa professora. Desejo muita felicidade para ela e que ela continue a melhor professora do mundo”.
Segundo Claudete é um trabalho que requer demonstração de carinho, pois eles precisam, e é preciso despir-se de qualquer preconceito, pois só assim conseguem despertar o potencial dos discentes e prepará-los para a sociedade. “É uma lição de vida. É gratificante vê-los superando as dificuldades. Só precisamos acreditar neles, mostrar que podem e o resto eles fazem”, declarou a educadora.
Contudo é preciso apaixonar-se pela atividade e ser um pouco mãe, enfermeira, amiga e confidente. “É muito bom, bem diferente do ensino regular, porque eles são mais próximos da gente”, comenta a professora Rosinei Ramos.
Para Mariléias de Assis da Silva “o melhor é a sinceridade deles, são espontâneos, nos respeitam e valorizam”.
Mas nem só de flores vive um educador da Apae. “Temos que repetir várias vezes, de várias formas, mas superamos as dificuldades com as trocas e interação com a equipe da escola”, explica a professora Rosângela Euzébio.
Andréia também se sente recompensada. “Fazemos com amor, nos doamos e recebemos o retorno. É uma questão de dar oportunidade e eles se superam a cada dia”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário