O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 1 de outubro de 2009

VARIEDADES - Dia dedicado às secretárias remete à competência

O Dia Nacional da Secretária(o) comemorado em 30 de setembro, mostra que o papel da profissão é impresindível para a organização e andamento das ativadades de qualquer empresa.

Secretariado é uma área que tem uma data dedicada à comemoração. O Dia Nacional da Secretária (o),, demonstra a importância da profissão que tem origem na segunda fase da Revolução Industrial, quando o norte-americano Christopher Lathan Sholes inventou um tipo de máquina de escrever e a filha, Lilian Sholes, se tornou a primeira mulher a escrever numa máquina, em público.
A comemoração do ofício acontece exatamente na data de aniversário de Lilian, no dia 30 de setembro.
Há também o “Dia Internacional da Secretária (o)”, que é comemorado na última 4ª feira do mês de abril.
Espera-se que seja um dia de reflexão, de auto-análise pessoal e profissional para com os secretários no dia deles. A título de curiosidade, o dia 30 de setembro é o dia de São Jerônimo, que foi secretário do Papa Dâmaso, Santo protetor dos profissionais desta área.
A baiana de Ilhéus que mora há sete meses em Içara, Sueli Ferreira Lima, trabalha como secretária há quase um ano. Ela conta que atualmente está numa clínica dentária, mas que vai mudar de atividade devido uma outra oportunidade profissional.
Para ela é o secretariado lhe abriu portas. “É uma área que dá muitas oportunidades e que permite nos relacionar com as pessoas e estabelecer comunicação”, comenta.
O início nesta área foi na Escolinha de Futebol Aldair, cujo dono é o irmão de Suely, o ex-jogador da Seleção Brasileira, do Flamengo e do Roma, da Itália, Aldair Nascimento.
“Vale a pena investir, se qualificar, pois é uma profissão que possibilita crescimento profissional e amplia o leque de oportunidades”, defende Suely.
Ela realiza atividades como atendimento de telefone, preenchimento de fichas e marcação de horários. “Nenhuma dessas ações é chata para mim. Eu gosto muito. O meu maior prazer é atender aos clientes e conversar com eles”, comenta.
Já a secretária do Jornal Içarense, Dheinifer Silveira de Souza, trabalha na área há 4 anos. “Decidi ser secretária por ser uma boa atividade e que requer responsabilidade, me encaixo nesse perfil”, explica.
Segundo ela a convivência com pessoas diferentes é gratificante, embora a cobrança seja proporcional às ações desempenhadas. “Adoro o que faço, se chego desanimada no serviço logo recobro a disposição. Secretária tem que ter sempre um sorriso, estampado, no rosto”, finaliza.

Nenhum comentário:

Postar um comentário