O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

POLÍTICA - Uma histórica política de 48 anos de emancipação

Içara comemora 48 anos de emancipação política, marcada pela face de um povo que carrega consigo o privilegio de ser a gente mais doce do Brasil e muita história de luta e superação.

Registros da historiadora Elza de Mello Fernan-des, no livro “Içara, NossaTerra, Nossa Gente”, dão conta que Urussanga Velha é o lugar mais antigo e a base do município, que foi a continuidade da sesmaria de Laguna, fundada em 1676.
Dados históricos relatam que em 1875 foi criada a terceira entrância em Tubarão, a quem Içara ficou enquadrada; em 1890 Urussanga passa a pertencer à comarca de Araranguá, então criada; em 1892 passa a pertencer ao Distrito de São José, de Criciúma; em 1900 a comunidade de Urussanga Velha começa a se organizar e em 1933 torna-se Distrito, com o nome de São Sebastião.
A construção da estrada de ferro Dona Tereza Cristina, em 1919, marcou a vinda de várias famílias para o local e foi o pontapé para o desenvolvimento da localidade culminando na emancipação política de Içara em 30 de dezembro de 1961, com a nomeação de Ascendino Pavei como chefe do Executivo, que permaneceu até 1963.
Desde as primeiras eleições, em 7 de outubro de 1964, quando foi eleito Ân-gelo Lodetti como o primeiro prefeito içarense, Içara está na 12ª Administração Municipal:
>Ascendino Pavei
>Ângelo Lodetti
>Ascendino Pavei
>José Dal-Toé
>Ramos Rousseng
>Arthur Zanolli
>Heitor Valvassori
>Arthur Zanolli
>Deobaldo Pacheco
>Júlio Cesar Cechinel
> Heitor Valvassori
>Gentil Dory da Luz, atual gestão.
“A cidade está mudando. Adotamos um novo jeito de governar com foco nas pessoas”, analisa Da Luz, sobre o primeiro ano de mandato, já programando o 50° aniversário.

Nenhum comentário:

Postar um comentário