O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 25 de março de 2010

GERAL - Exames de Mamografia são oferecidos nos bairros

Campanha de incentivo a prevenção do câncer de mama, que teve início em setembro e irá até junho, já realizou três mil exames e a metá é chegar a 7.500, através de ações intensificadas.



A agenda de atividades da Secretaria de Saúde de Içara na busca da prevenção ao câncer de mama, que teve início no mês de setembro, continuará até junho e cuja meta é realização de 7.500 mamografias, sendo que até hoje já foram feitos mais de três mil exames.
Durante a quarta-feira, aconteceu na Unidade Básica de Saúde do bairro Esperança, das 8h às 17h, ações de coleta de preventivo do câncer de colo uterino, exame clínico de mamas, solicitação de mamografias, coletas de exames de HIV e a confecção do cartão Sistema Único de Saúde (SUS).
Já no sábado, dia 27, as ações serão realizadas no bairro Jardim Silvana, também das 8h às 17h.
De acordo com a coordenadora do Centro de Atenção a Saúde da Mulher Içarense (Casmi), Maristela Vitniski, além dos serviços básicos, as presentes terão orientação ao planejamento familiar, massoterapia, orientação psicológica e distribuição de brindes. Ela também afirma que o trabalho possibilitará que mulheres acima dos 35 anos tenham o direito de realizar um exame de mamografia, conforme critérios preestabelecidos pelo Programa Sismama.
Já a gestora municipal de Saúde, Mira Dagostim, informa que em todas as 17 unidades de Estratégia de Saúde da Família (ESF) e nas nove unidades subordinadas, são oferecidos exames de mamografia, “mesmo que as ações intensificadas ainda não te-nham chego ao bairro ou que já tenham sido realizadas. Basta que as mulheres busquem as informações no próprio bairro, com a enfermeira responsável para garantir seu direito ao exame”, finaliza a gestora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário