O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

GERAL - Após a chuva desabrigados retornam para as residências

Moradores do bairro Vila Nova retornaram às casas e tentam remover os rastros de sujeira deixados pela água e contabilizar os estragos, enquanto no Estado mais de 26o mil pessoas foram afetadas.

Começou nesta sexta-feira, 14, o retorno das famílias que estavam abrigadas no salão de eventos da Fundação Assistencial de Içara (FAI). às suas casas no bairro Vila Nova. São 24 desabrigados, na maioria crianças, que residem no bairro Vila Nova.
No município, 900 pessoas tiveram que deixar as residências em função da invasão da água. De acordo com dados oficiais da Defesa Civil, mais de mil casas, oito prédios públicos e três associações de moradores foram danificados pelas fortes chuvas dos últimos dias.
O pedreiro Moisés de Souza, retornou na quinta-feira à sua casa na Rua Eloir Delcenter, no bairro Vila Nova, após receber abrigo na casa de familiares. Morando apenas há cinco dias na casa, Moisés e a família, compõem um grupo de cerca de nove famílias beneficiadas pelo programa habitacional da Caixa Econômica Federal, que tiveram as casas inundadas. As residências haviam sido liberadas para uso há menos de uma semana.
Residente do mesmo bairro, Maria Rosinete Moraes, remove os rastros de sujeira deixados pela água dentro e fora da casa, na Rua Jair Silveira. Maria, que mora há dois anos no bairro, disse que nunca havia visto nada parecido. “Ninguém espera que algo assim aconteça. Agora é limpar e trabalhar para tentar recuperar tudo que perdi”, falou a mulher.
Os moradores receberam doações de colchões, cestas básicas e produtos de limpeza e higiene.
De acordo com a Defesa Civil, no estado mais de 264 mil pessoas foram afetadas pelas chuvas, sendo que 3.733 estão desalojadas e 415 desabrigadas. Dentre os atingidos uma pessoa está desaparecida, no município de Anitápolis, e 26 ficaram feridas no total. E 14 municípios decretaram situação de emergência. Em Içara, 38.558 foram afetados pela chuva e cerca de 16 pessoas ficaram feridas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário