O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

segunda-feira, 17 de maio de 2010

VARIEDADES - Colecionador possui mais de 10 mil cartões telefônicos

O desenhista Reginaldo Nunes, colecionador de cartões desde o ano de 1998, já possui em sua coleção 10.098 cartões, que guarda separados conforme a série e o ano em que foram lançados.

Telecartofilia é o termo utilizado para o ato de colecionar os cartões telefônicos, cuja fabricação no Brasil teve início em 1992, com o lançamento dos primeiros itens por telefonias estaduais, em substituição as antigas fichas utilizadas nos telefones públicos.
Para muitas pessoas, como o desenhista içarense, Reginaldo Nunes, que já possui uma coleção com 10.098 cartões, eles são objetos colecionáveis, sendo separados por países, categorias, valores e temas ilustrativos.
Nunes relata que começou a colecionar os cartões em 1998, através de uma brincadeira de um amigo. “Nós fazíamos os cartazes, ele colocava de brincadeira cartões embaixo da mesa. Ele parou de fazer isso, mas eu continuei”, relata o colecionador, que revela possuir objetos de vários lugares do mundo, como Londres, na Inglaterra, e Estados Unidos. “Além de trocar e participar de encontros de telecartofilia, meus amigos quando saem de viagem trazem cartões de outro lugares para mim”, explica Nunes.
Os cartões ficam guardadas em pastas plásticas e separadas por séries. Entre eles, o colecionador possui algumas raridades, como o cartão de teste, além da coleção de cartões com a trajetória do tricampeão de Fórmula 1, o brasileiro Ayrton Senna.
“O cartão com o gol do Flamengo, feito pelo jogador Nunes, é o meu preferido”, diverte-se o desenhista, citando que atualmente os encontros entre colecionadores estão mais escassos.
“A febre entre os colecionadores começou em 1998, mas agora está mais raro quem continue a colecionar. Acredito que um dia, os cartões deixarão de ser fabricados, e com isso serão mais raros ainda”, justifica Nunes, emendando que quando conta às pessoas sobre o seu passatempo, muitas acreditam que ele possui um pouco menos de mil, e nunca o número exato.
Para quem quiser realizar trocas de cartões com Nunes, o telefone para contato é 3432 4417.
Ele é gerente operacional do Supermercado Giassi, loja de Içara.
Curiosidade
A primeira série de cartões publicadas, foi lançada durante a ECO-92, encontro sobre Meio Ambiente, realizada no Rio de Janeiro, e era composta por oito modelos: Araras Azuis, Aves do Pantanal, Mico leão Dourado, Tamanduá Bandeira, Vitória Régia I, Vitória Régia II e Tietê-Sangue.

Um comentário:

MARCELAO disse...

ola amigo conheça o site marcelcart.com.br vc vai encontrar muito cartoes interessantes pra sua coleção ok

Postar um comentário