O blog JIdiario agora é portal JInews.com.br, com muito mais interatividade e conteúdo atualizado a todo momento. Acesse e confira.

quinta-feira, 29 de julho de 2010

COLUNISTA - Maso Nyetto


Entrevista com Gentil da Luz
Avaliação da dos 60 dias de administração de José Zanolli?
O Zé está dando continuidade às ações que vinham sendo desenvolvidas. Viabiliza-mos os projetos em Florianópolis e Brasília para garantir uma melhor qualidade de vida aos içarenses. Concentramos nosso trabalho na elevação do IDH (Índice de Desenvolvimento Humano), ampliando e melhorando os programas sociais, investindo na Saúde, na Educação, e os resultados foram notáveis! Veja, por exemplo, a excelente colocação dos alunos da rede municipal de ensino no IDEB. Quero citar também a nossa Assistência Social, que já é referência no Estado. A Habitação, que deu um salto nesta gestão: vamos inaugurar 182 apartamentos e 96 casas populares. São muitas famílias beneficiadas. É um número considerável. Também distribuímos mensalmente mais de mil cestas de complementos alimentares. Na Agricultura tivemos um avanço imenso, conseguimos retroescavadeira, caminhão isotérmico, várias espalhadeiras, tudo através do Ministério de Agricultura. Enfim, é todo um trabalho conjunto constante e focado no desenvolvimento humano. O José Zanolli é dinâmico, trabalhador e dedicado, não precisa falar muito, é filho do ex prefeito Arthur Zanolli e da Santina. Neste período como prefeito da cidade concentrou os trabalhos na infraestrutura, entregou as ordens de serviço da Esplanada, Sanga Funda, Diomício Freitas, Luiza Barp, obras importantes que conseguimos junto ao estado. Estou muito tranqüilo e confiante com o Zé Zanolli no comando.
Confirma o apoio à deputada Ada De Lucca e a Ronaldo Benedet? Farei parte da coordenação da deputada Ada e meu voto é Ronaldo. Ada tem ajudado muito a cidade de Içara, várias das obras que estamos realizando são frutos do seu empenho, e posso citar aqui a pavimentação da Esplanada, Barracão à Sanga Funda, a unidade de saúde do bairro Elizabete, da Barra Velha e também a informatização do hospital São Donato. Além de competente, determinada e íntegra, ela é esposa do içarense Walmor De Luca, que já foi deputado por quatro vezes, que trouxe a primeira unidade de saúde para o município, quando foi secretário da Saúde. Já Ronaldo será um grande deputado, foi estadual e agora será federal.
Qual a análise do governo Gentil/Zanolli até agora?
Um governo com diferencial de qualidade, moderno, arrojado, e principalmente: focado nas pessoas. Nós nos elegemos com a proposta de fazer uma administração voltada às pessoas, isso ficou bem claro desde o início. Pensamos principalmente nas necessidades de cada indivíduo, família e comunidade. Essa é a diferença. Ao invés de grandes obras de fachada, grandes obras humanas. Aquela visão de administração “concreteira”, de decisões ditatoriais, sem participação popular, não é a nossa linha de atuação. Nosso foco é o desenvolvimento humano. Veja bem: quando iniciamos a gestão Içara tinha o IDH mais baixo da região carbonífera, uma vergonha. Não se podia ignorar uma realidade dessas. A prioridade tinha que ser a educação, a saúde, a assistência social, a qualidade de vida. Deu para priorizar as pessoas e ainda realizar diver-sas obras, graças a Deus. Já estamos asfaltando mais de 15 km, construindo escola e creche, construindo 9 unidades de saúde - um fato inédito em Içara! A cidade tem 49 anos e todas as unidades de saúde funcionavam em prédios alugados. Nós mudamos este conceito. Hoje pensamos em projetos de grande porte, mas para isso dependemos de recursos dos governos federal e estadual. Quero dizer que o nosso foco continua o mesmo: as pessoas em primeiro lugar. Por ser uma visão nova na cidade, e tudo o que é novo encontra resistência no início, enfrentamos algumas críticas no começo. Agora, no entanto, parece estar havendo uma sintonia maior entre povo e poder público, as coisas estão caminhando muito bem.

Nenhum comentário:

Postar um comentário